O Departamento Integrado de Operações Aéreas (Dioa), da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), efetuou, na terça-feira (3), o transporte de uma criança de 11 anos que foi picada por uma cobra da espécie Jararaca na comunidade Lindo Amanhecer, localizada a cerca de 80 quilômetros de Manaus.
Segundo o coronel Tupinambá, comandante da aeronave, o pedido de apoio partiu do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). “Embarcamos uma enfermeira e uma médica, e levamos aproximadamente 20 minutos para chegar ao local”, detalhou.
A médica do Samu, Larissa Câmara, informou que a criança recebeu atendimento inicial ainda na comunidade. “Ela chegou estável, apresentava dor e estava chorosa. Foi administrada a medicação e realizado o acesso venoso. Em seguida, ela foi encaminhada à Fundação de Medicina Tropical”, explicou.
LEIA TAMBÉM: Rua na zona leste de Manaus registra série de acidentes em ponto específico
O resgate marca a terceira ação do Dioa no mês de março. Nos outros atendimentos, o departamento realizou o salvamento de uma criança atingida por ouriço de castanha e o transporte de um idoso indígena com problemas cardíacos.
O uso da aeronave tem sido importante para atender comunidades ribeirinhas, onde o transporte por barco pode levar várias horas. O comandante destacou que, no caso da Lindo Amanhecer, a viagem de barco até um hospital levaria cerca de sete horas. Com o helicóptero, a criança pôde receber atendimento médico rapidamente.

