Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Especial Publicitário
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Com mais de mil pistas clandestinas na Amazônia, MPF cobra ação da Justiça
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Especial Publicitário
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Cidades > Com mais de mil pistas clandestinas na Amazônia, MPF cobra ação da Justiça
Cidades

Com mais de mil pistas clandestinas na Amazônia, MPF cobra ação da Justiça

Redação
Atualizado em 2026/03/22 at 7:27 PM
Redação 2 horas atrás
Compartilhe
Imagem aérea de uma floresta tropical com pisa de terra e área desmatada.
Com mais de mil pistas clandestinas na Amazônia, MPF cobra ação da Justiça (Foto: Divulgação/MPF)
Compartilhe

Mais de mil pistas de pouso clandestinas estão em operação na Amazônia, segundo dados revelados durante investigação federal, ampliando a capacidade logística do garimpo ilegal na região. O número, apresentado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), supera levantamentos anteriores e reforça o avanço da atividade em áreas de difícil acesso.

LEIA TAMBÉM: Carreta da Mulher Manaus muda locais de atendimento a partir desta segunda

Antes disso, o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) já havia identificado 844 aeródromos irregulares na Amazônia Ocidental, com crescimento de 12,68% em apenas um ano. A diferença entre os dados indica que o problema pode ser ainda maior do que o inicialmente estimado.

Pistas clandestinas na Amazônia e a pressão por fiscalização

Diante desse cenário, o Ministério Público Federal (MPF) reiterou à Justiça o pedido de medidas urgentes para conter o uso dessas estruturas pelo garimpo ilegal. O órgão cobra a criação de um plano integrado de ação e fiscalização, com foco na identificação, interdição e inutilização das pistas.

A solicitação faz parte de uma ação civil pública apresentada em 2025, que envolve órgãos federais e estaduais responsáveis pelo controle ambiental e do espaço aéreo. Na avaliação do MPF, as respostas apresentadas até agora não enfrentam o problema de forma eficaz.

  • – Nº do processo: 1041349-27.2025.4.01.3200
  • – Consulta processual: https://pje1g.trf1.jus.br/consultapublica/ConsultaPublica/listView.seam

O órgão também aponta que a fiscalização tem ocorrido de forma desigual, com concentração de operações em Roraima, enquanto estados como Amazonas, Acre e Rondônia permanecem com baixa cobertura. Dados do processo mostram que a maior parte das ações de repressão e sanções administrativas se concentra em um único estado.

Além disso, o MPF identifica falhas de coordenação entre as instituições. Há divergências sobre responsabilidades e limitações operacionais, o que, na prática, reduz a efetividade das ações. Enquanto a Anac afirma não ter competência para inutilizar pistas, órgãos ambientais alegam falta de estrutura para executar esse tipo de medida.

Nos estados, a atuação também é considerada limitada, com poucos registros de autuações e fiscalizações voltadas ao problema. Para o MPF, esse cenário evidencia a necessidade de uma resposta coordenada, com metas claras e divisão de responsabilidades.

O órgão afirma que mantém abertura para uma solução consensual, desde que os envolvidos apresentem propostas concretas e compatíveis com a urgência do avanço do garimpo ilegal na Amazônia.

Leia também

BR-319: travessia no rio Autaz Mirim é suspensa para obras em ponte

Mutirão oferece atendimento jurídico gratuito em Itapiranga; veja os serviços

Praia da Ponta Branca tem água com alto índice de coliformes fecais

Moto explode após colisão e mata condutor na AM-070, no Amazonas

Carreta da Mulher Manaus muda locais de atendimento a partir desta segunda

Redação 22/03/2026 22/03/2026
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Redação
Follow:
A equipe da Redação do Segundo a Segundo acompanha de perto os principais fatos que impactam o Amazonas. Juntos, contamos histórias, investigamos notícias e informamos com agilidade e responsabilidade.
Artigo anterior Pessoas sentadas em seus computadores em um ambiente de escritório, um local de atendimento e busca de emprego do Sine. Agências do Sine em Manaus ofertam 491 vagas de emprego nesta segunda (23)
Próximo Artigo Ponte destruída sobre rio Autaz Mirim, na BR-319. Veículo trafega em estrada improvisada. BR-319: travessia no rio Autaz Mirim é suspensa para obras em ponte
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.