Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Especial Publicitário
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Brasil sanciona lei que confirma crime em qualquer relação sexual com menores de 14 anos
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Especial Publicitário
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Política > Brasil sanciona lei que confirma crime em qualquer relação sexual com menores de 14 anos
Política

Brasil sanciona lei que confirma crime em qualquer relação sexual com menores de 14 anos

Redação
Atualizado em 2026/03/09 at 2:01 PM
Redação 3 horas atrás
Compartilhe
Brasil sanciona lei que confirma crime em qualquer relação sexual com menores de 14 anos
Foto: Divulgação
Compartilhe

Entrou em vigor no Brasil a Lei nº 15.353/2026, que reforça no Código Penal o entendimento de que qualquer relação sexual com menores de 14 anos configura crime. A norma estabelece que a condição de vulnerabilidade da vítima deve ser considerada absoluta nesses casos, sem possibilidade de relativização.

A lei foi sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e publicada em edição extra do Diário Oficial da União no domingo (8). A data coincide com o Dia Internacional da Mulher.

De acordo com o texto, não podem ser utilizados argumentos como suposto consentimento da vítima, relacionamento prévio entre as partes ou outras circunstâncias para afastar a caracterização do crime. A legislação determina que menores de 14 anos são presumidamente incapazes de consentir com relações dessa natureza.

A medida tem origem no Projeto de Lei 2195/2024, apresentado pela deputada federal Laura Carneiro. A proposta foi aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal antes de seguir para sanção presidencial.

A nova legislação não cria um novo tipo penal nem altera as penas já previstas para o crime de estupro de vulnerável. O objetivo da mudança é consolidar no ordenamento jurídico o entendimento de que a proteção a crianças e adolescentes nessa faixa etária deve ser aplicada de forma absoluta.

LEIA TAMBÉM: Carro é atingido por caminhões na AM-010 e crianças ficam presas às ferragens

Pela legislação brasileira, também são considerados vulneráveis para fins de tipificação do crime pessoas que, por enfermidade, deficiência mental ou outra condição, não possuem discernimento ou capacidade de oferecer resistência.

A discussão sobre o tema ganhou repercussão após decisões judiciais que analisaram circunstâncias específicas para avaliar a vulnerabilidade das vítimas. Um dos casos ocorreu em Minas Gerais, quando um tribunal absolveu um homem de 35 anos acusado de manter relação sexual com uma menina de 12 anos, sob o argumento de que o relacionamento era aceito pela família.

Após repercussão nacional, a decisão foi revista e o relator reformulou o entendimento, resultando na condenação do homem e da mãe da criança. A nova lei busca evitar interpretações semelhantes e reafirmar que a vulnerabilidade de menores de 14 anos não pode ser questionada em situações desse tipo.

Leia também

Sidney Leite cobra atenção à Amazônia e diz que país não terá democracia forte com desigualdade regional

Sidney Leite articula revitalização de 90 sistemas de água para comunidades indígenas

Sidney Leite defende CPI para investigar escândalo envolvendo o Banco Master

Audiência pública proposta por Sidney Leite vai discutir energia elétrica no interior do Amazonas

“Queremos data-base e devemos fazer jus”, afirma Comandante Dan

Termos destaque
Redação 09/03/2026 09/03/2026
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Redação
Follow:
A equipe da Redação do Segundo a Segundo acompanha de perto os principais fatos que impactam o Amazonas. Juntos, contamos histórias, investigamos notícias e informamos com agilidade e responsabilidade.
Artigo anterior Veículo do IML-DPTC em frente ao prédio do IML Homem é atingido na cabeça durante briga da qual não participava e morre em Manaus
Próximo Artigo Sesc abre matrículas para cursos de arte e cultura em Manaus e Manacapuru; Confira opções e saiba como participar
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.