Um avião monomotor caiu na manhã deste sÔbado (21/03) no Aeroclube de Manaus, na zona Centro-Sul da capital amazonense, deixando um morto e um ferido em estado grave.
A aeronave, um modelo Cessna 152, prefixo PR TSM C152 e utilizada em um voo de instrução, não conseguiu se sustentar no ar logo após a decolagem, por volta das 9h. O avião colidiu contra o solo em uma Ôrea periférica da pista do aeroclube.
LEIA TAMBĆM: Carro capota, derruba poste e causa interdição na Avenida do Turismo
O piloto instrutor Fernando Lúcio Moreira dos Santos Filho, de 40 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu ainda no local. O aluno Ulisses Oliveira foi socorrido com traumatismo craniano e torÔcico e encaminhado ao Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio, onde permanece internado em estado grave.
Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas e atuaram na ocorrência, realizando os atendimentos e os primeiros levantamentos sobre as circunstâncias do acidente.
Aeroclube detalha acidente
Em nota, o Aeroclube do Amazonas informou que a aeronave, de prefixo PR-TSM, era utilizada pela Escola de Aviação Civil da instituição e realizava uma sessĆ£o de instrução de ātoque e arremetidaā, procedimento padrĆ£o na formação de pilotos.
Segundo a entidade, durante a manobra, a aeronave estaria a cerca de 30 metros de altura quando perdeu altitude e caiu em solo nas proximidades da pista do Aeródromo de Flores.
O aeroclube destacou que Fernando LĆŗcio atuava hĆ” seis anos no local, acumulava mais de 1,5 mil horas de voo ā sendo mais de 400 na aeronave acidentada ā e exercia funƧƵes de direção no Centro de Instrução de Aviação Civil (CIAC), alĆ©m de coordenador de instrução.
A instituição informou ainda que presta apoio aos familiares das vĆtimas, incluindo acompanhamento psicológico, e que comunicou o caso Ć s autoridades aeronĆ”uticas competentes para as providĆŖncias legais.
As causas do acidente serão investigadas.
Confira a nota na Ćntegra do Aeroclube de Manaus
O Aeroclube do Amazonas lamenta profundamente informar, que na manhã deste sÔbado, 21 de Março de 2026, ocorreu um Acidente, na cabeceira da Pista do Aeródromo de Flores, envolvendo a Aeronave de Instrução da Escola de Aviação Civil, do Aeroclube do Amazonas, prefixo PR TSM C152, durante a Sessão de instrução de Toque e Arremetida, procedimento padrão em todas as Escolas de Aviação.
Durante a manobra, a aeronave que estaria a uma altura de 30 metros, teria perdido altitude, caindo em Solo próximo à lateral da Pista. Na aeronave estavam o Piloto Instrutor Fernando Lúcio Moreira dos Santos Filho, e o Aluno Ulisses Oliveira. O Aluno foi socorrido e levado para o Hospital e Pronto Socorro João Lúcio.
O Piloto Fernando Lúcio, tinha 40 anos e operava no Aeródromo de Flores hÔ seis anos. Com mais de mil e quinhentas horas de voo, sendo mais de 400 na aeronave acidentada. Fernando Lúcio era diretor do CIAC- Centro de Instrução de Aviação Civil do ACA e Coordenador de Instrução.
O Aeroclube do Amazonas estÔ prestando toda a atenção aos familiares inclusive com apoio psicológico. Ao saber do ocorrido, a Diretoria do ACA informou as autoridades aeronÔuticas competentes para as providências legais.

