Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Especial Publicitário
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Amazonas atualiza modelo da carteira de identificação para pessoas com autismo
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Especial Publicitário
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Cidades > Amazonas atualiza modelo da carteira de identificação para pessoas com autismo
Cidades

Amazonas atualiza modelo da carteira de identificação para pessoas com autismo

Redação
Atualizado em 2026/03/13 at 8:17 AM
Redação 1 hora atrás
Compartilhe
Amazonas atualiza modelo da carteira de identificação para pessoas com autismo
Foto: Divulgação
Compartilhe

O Governo do Amazonas passou a emitir um novo modelo da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). A mudança foi oficializada pelo decreto nº 53.672, publicado em 4 de março de 2026, e inclui uma nova identidade visual para o documento, disponível nas versões física e digital.

A emissão da carteira agora está sob responsabilidade da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEPcD). A alteração ocorre após a secretaria passar a funcionar como órgão estadual independente, conforme previsto na Lei nº 7.404, de 11 de março de 2025. Antes da mudança administrativa, a carteirinha era emitida pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

Criada para identificar pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Ciptea garante prioridade no atendimento em serviços públicos e privados. A medida é aplicada especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social. De acordo com dados do governo estadual, mais de 15 mil carteiras já foram emitidas no Amazonas desde a criação do documento.

O novo modelo segue as diretrizes da Lei Estadual nº 6.887, proposta pelo deputado estadual Mário César Filho. Segundo a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, as carteiras emitidas anteriormente continuam válidas até o fim do prazo de vigência e não precisam ser substituídas neste momento. A nova versão será emitida apenas para pessoas que solicitarem o documento pela primeira vez ou que estejam com a carteira vencida.

LEIA TAMBÉM: Homem é preso suspeito de invadir casa e estuprar ex-companheira em Manaus

O pedido pode ser feito por meio do aplicativo SASI. Para iniciar o processo, o usuário deve inserir o código SPCDAM, preencher um formulário e anexar documentos, como RG ou Carteira de Identidade Nacional (CIN) do beneficiário, foto 3×4, comprovante de residência atualizado e laudo médico recente. Também é necessário informar a tipagem sanguínea e apresentar os documentos do responsável legal, quando houver.

Após a análise das informações, o solicitante recebe uma notificação pelo aplicativo para comparecer à sede da SEPcD ou a uma unidade do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), onde é feita a coleta digital. A versão digital da carteira é liberada no aplicativo em até 30 dias úteis.

A autenticidade da Ciptea pode ser conferida pela internet. O documento possui um QR Code que direciona para um sistema de validação no site da secretaria, onde é possível verificar se a carteirinha é válida. Nos modelos físicos, a carteira é produzida em PVC e conta com elementos de segurança, como microtextos, utilizados para dificultar falsificações.

Leia também

Carro colide com poste e bloqueia trecho da avenida das Torres em Manaus

Um mês após naufrágio de lancha no AM, piloto segue foragido e cinco estão desaparecidos

Operação ambiental aplica mais de R$ 22 mil em multas na Região Metropolitana de Manaus

Caminhão baú tomba às margens da AM-070

Ministério Público prorroga validade de concurso para promotor de Justiça substituto por mais dois anos

Termos destaque
Redação 13/03/2026 13/03/2026
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Redação
Follow:
A equipe da Redação do Segundo a Segundo acompanha de perto os principais fatos que impactam o Amazonas. Juntos, contamos histórias, investigamos notícias e informamos com agilidade e responsabilidade.
Artigo anterior Curso gratuito de Metrologia Básica abre 100 vagas em Manaus; Saiba como participar
Próximo Artigo Caminhão baú tomba às margens da AM-070 Caminhão baú tomba às margens da AM-070
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.