Um vídeo registrado durante forte chuva, na tarde desta sexta-feira (20/02), mostra crianças pulando em um igarapé poluído, no bairro Compensa, zona oeste de Manaus. Apesar do momento divertido, a prática acende alerta para infecção por doenças comuns em períodos de chuva, como a leptospirose, e de transmissão vetorial como a dengue, Zika e Chikungunya.
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) alerta aos cuidados necessários para prevenir doenças que podem ocorrer durante episódios de enchente e no contato com água contaminada, principalmente em crianças, que apresentam imunidade baixa.
A orientação da FVS-RCP, é válida para prevenção de doenças de veiculação hídrica e alimentar, como diarreia, hepatite A, leptospirose e outras infecções; além de evitar acidentes envolvendo os animais peçonhentos, como serpentes, escorpiões e aranhas.
LEIA TAMBÉM: Trecho da avenida Autaz Mirim terá interdição para obras de gás natural
De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, “é fundamental que as pessoas estejam atentas para as orientações de prevenção, principalmente no cuidado com a água, com os alimentos e na limpeza dos ambientes”.
Consumo de água
Entre as principais medidas está o uso de água própria para consumo humano, livre de microrganismos que causam doenças, como doenças diarreicas agudas. Na ausência de produto para desinfecção, ferva a água por 5 minutos após o início da fervura. Deixe esfriar antes de consumir.
Preparo de alimentos
Além da água, a FVS-RCP orienta sobre os cuidados no armazenamento e preparo de alimentos, que devem ser bem lavados e, sempre que possível, cozidos. É fundamental evitar contato com água contaminada, lama ou locais alagados, que podem estar infectados pela urina de animais, especialmente ratos, aumentando o risco de leptospirose.
Limpeza de ambientes
Nos períodos de fortes chuvas a limpeza de residências e demais ambientes deve ser feita com uso de luvas, botas e soluções desinfetantes, além de manter a vigilância dos sinais e sintomas das doenças.
Proteção contra animais peçonhentos
O período é quando animais, como serpentes, escorpiões e aranhas procuram abrigos em locais secos. Esses locais podem ser residências ou locais com acúmulo de entulhos. A orientação é evitar entrar em contato direto com esses animais no momento da retirada deles do ambiente.
Em caso de contato com esses animais, busque uma unidade de saúde imediatamente. Faça a limpeza do local da agressão com água e sabão. Além disso, mantenha o paciente em repouso.
Se possível, manter elevado o membro agredido e relatar detalhes do animal agressor na unidade de saúde mais próxima.

