Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Especial Publicitário
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Recusa dos planos de saúde em contratação para idosos é ilegal, alerta especialista
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Especial Publicitário
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Cidades > Recusa dos planos de saúde em contratação para idosos é ilegal, alerta especialista
Cidades

Recusa dos planos de saúde em contratação para idosos é ilegal, alerta especialista

Gustavo Reis
Atualizado em 2026/02/22 at 2:57 PM
Gustavo Reis 2 horas atrás
Compartilhe
Recusa dos planos de saúde em contratação para idosos é ilegal
Veja o que orienta o especialista. (Foto: Divulgação)
Compartilhe

Planos de saúde não podem recusar a contratação com base na idade ou na condição de saúde. O ato é considerado ilegal pela legislação brasileira, mesmo quando o consumidor tem mais de 70 anos ou apresenta doenças crônicas, como diabetes. O alerta é do advogado João Felipe Batista, especialista em Direito da Saúde.

“Planos de saúde privados não podem se recusar a aceitar novos clientes com mais de 70 anos, tampouco criar obstáculos por causa da condição de saúde. Essa conduta é discriminatória e vedada pelo ordenamento jurídico”, afirma.

Nos últimos cinco anos, o número de beneficiários de planos de saúde no Amazonas tem crescido. De 2020 a 2025, o estado registrou aumento de 31,2% na adesão de assistência médica privada, é o que aponta um levantamento da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Apenas nos últimos dois anos (2024-2025), o Amazonas teve um crescimento de 5,31% de consumidores aderindo ao sistema privado de saúde. No cenário nacional, a contratação por pessoas acima dos 70 anos aumentou 21,7% nos últimos cinco anos.

De acordo com João Felipe Batista, a Lei nº 9.656/1998, que regula os planos privados de assistência à saúde, estabelece que ninguém pode ser impedido de ingressar em plano de saúde em razão da idade ou da condição de pessoa com deficiência. “O que a operadora pode aplicar são prazos de carência, dentro dos limites legais”, diz.

LEIA TAMBÉM: Carretas da Mulher atendem em novos locais das zonas Norte e Leste

O especialista explica, ainda, que é fundamental diferenciar recusa de contratação e reajuste por faixa etária, pois são situações distintas do ponto de vista jurídico. A recusa por idade é ilegal em qualquer circunstância. Já o reajuste por faixa etária é permitido, desde que esteja previsto de forma clara no contrato, respeite as normas regulatórias e não imponha aumentos desproporcionais.

“O problema surge quando o reajuste é aplicado de maneira excessiva, concentrando aumentos elevados nas últimas faixas etárias, o que torna inviável a permanência do idoso no plano. Nesses casos, o aumento pode funcionar como uma exclusão indireta, o que também pode ser questionado judicialmente”, esclarece.

O advogado João Felipe Batista orienta que, diante de qualquer negativa considerada abusiva, a orientação é que o consumidor solicite a justificativa por escrito e reúna toda a documentação relacionada à tentativa de contratação. “Em situações urgentes ou quando houver ilegalidade evidente, é possível recorrer ao Poder Judiciário com pedido de tutela de urgência para garantir a contratação ou a cobertura necessária”, afirma.

Para o advogado, com o envelhecimento da população brasileira, o debate e a fiscalização de contratação de planos de saúde por idosos tende a se intensificar nos próximos anos. “O acesso à saúde é um direito fundamental. À medida que cresce o número de idosos buscando assistência privada, aumenta também a responsabilidade das operadoras e dos órgãos reguladores em assegurar práticas transparentes, equilibradas e livres de discriminação. A advocacia está a postos para assegurar o acesso e os direitos dos cidadãos”, reforça.

Leia também

Incêndio de grandes proporções atinge empresa de bebidas no Tarumã

Motorista tenta desviar de animal e colide contra poste na AM-010

Carretas da Mulher atendem em novos locais das zonas Norte e Leste

Saiba onde vai faltar energia em Manaus, nesta segunda (23)

TRE-AM oferece atendimento domiciliar para biometria em Manaus; saiba como

Gustavo Reis 22/02/2026 22/02/2026
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Gustavo Reis
Gustavo Reis é formado em jornalismo e colabora com o Segundo a Segundo na produção de matérias para as editorias de Oportunidade, Cultura e Cidades.
Artigo anterior Carretas da Mulher atendem em novos locais; veja onde encontrar Carretas da Mulher atendem em novos locais das zonas Norte e Leste
Próximo Artigo Mais de 70 quilos de droga foram apreendidos em embarcação Mais de 70 quilos de droga foram apreendidos escondidos em embarcação
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.