O piloto da lancha Lima de Abreu XV, Pedro José da Silva Gomes, de 42 anos, foi liberado neste sábado (14) depois de pagar fiança. Ele responderá em liberdade pelo crime de homicídio culposo, após naufrágio ocorrido na tarde de sexta-feira (13) que resultou na morte de duas pessoas e deixou sete desaparecidas.
A embarcação havia partido de Manaus com destino a Nova Olinda do Norte e afundou nas proximidades do Encontro das Águas. Testemunhas registraram imagens de passageiros tentando se manter à tona, incluindo mulheres e crianças, até a chegada de outras embarcações que realizaram o resgate.
LEIA TAMBÉM: Fundação Hospital Adriano Jorge lança novo edital para bolsas do Paic
O piloto foi detido na noite de sexta-feira no Porto de Manaus e conduzido inicialmente ao 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP). Posteriormente, ele foi encaminhado à Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), unidade responsável pela investigação do caso.
As autoridades seguem apurando as circunstâncias do naufrágio e as buscas pelos sete desaparecidos continuam. Não foram divulgadas informações adicionais sobre o estado de saúde das pessoas resgatadas.

