Uma colisão envolvendo o navio Seaspan Empire e as balsas da travessia Santos, em Guarujá (SP), foi registrado na segunda-feira (16/02), por volta das 21h24, conforme imagens das câmeras do Gate 22. O incidente aconteceu durante a passagem do navio na altura da Travessia da Dersa, no canal de navegação.
@segundonoticias Uma colisão envolvendo o navio Seaspan Empire e as balsas da travessia Santos, causou susto entre tripulantes que pularam na água. Todos foram resgatados e não houve derramamento de produto no mar. Crédito: @portodesantosbr (ig) #navio #balsa #guarujá #fy ♬ NotÃcia Urgente! – TheTrend
De acordo com a Capitania dos Portos e a GPORT, o navio atingiu duas balsas vazias, sendo que três tripulantes pularam na água por causa do susto, mas foram resgatados em seguida. Uma das balsas, que estava sendo rebocada pela outra, sofreu avarias. Não houve derramamento de produto no mar nem paralisação do canal.
LEIA TAMBÉM: VÃdeo mostra desabafo de mãe que cuida sozinha de filho com autismo
Conforme a Autoridade Portuária de Santos, a preferência de navegação é da embarcação de maior porte, e a balsa não deveria estar navegando naquele momento. O navio havia iniciado manobra de entrada às 19h30, com destino ao terminal privativo DPW, e, após tentativa de atracação, iniciou deslocamento para o fundeadouro por volta das 21h, quando ocorreu o abalroamento.
A Marinha do Brasil instaurará um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) para apurar sobre as circunstâncias e responsabilidades.

