Um novo nĂșcleo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) foi inaugurado, na manhĂŁ deste domingo (1Âș/02), pelo Governo do Amazonas. A unidade tem capacidade para atender 600 alunos e dispĂ”e de salas modernas, biblioteca e laboratĂłrios equipados. A iniciativa amplia o acesso da população ao ensino superior no interior do estado.
âHoje Ă© um dia de realização para a Universidade do Estado do Amazonas. Estamos fazendo a diferença na vida das pessoas, trazendo educação, mais cursos e melhorando as condiçÔes para a população do estadoâ, destacou a vice-reitora da UEA, KĂĄtia Couceiro.
TrĂȘs cursos jĂĄ estĂŁo em andamento no nĂșcleo, todos ofertados na modalidade presencial mediado por professores Ă distĂąncia. A unidade tem capacidade para ofertar atĂ© quatro cursos por turno, condicionados Ă realização de estudos de viabilidade tĂ©cnica e financeira.
LEIA TAMBĂM: Zona rural e quatro bairros de Manaus devem registrar falta de energia, nesta segunda (2)
O curso de Tecnologia em GestĂŁo Hospitalar tem 29 alunos ativos, com previsĂŁo de encerramento em 2028. A Licenciatura em Letras – LĂngua Inglesa reĂșne 19 estudantes, com conclusĂŁo prevista para 2027. JĂĄ a Licenciatura em Letras – LĂngua Portuguesa tem 30 alunos ativos, com previsĂŁo de encerramento em 2028.
Suelany Freitas, de 32 anos, Ă© aluna do curso de GestĂŁo Hospitalar. Para ela, ter um espaço moderno e equipado para estudar vai fazer toda a diferença. âEsse espaço representa dignidade para nĂłs, alunos. Agora vamos ter um espaço moderno, salas amplas, um refeitĂłrio. Ă uma conquista muito grande para o municĂpio de Barcelosâ, ressaltou a aluna.
Estrutura
A unidade Ă© composta por um miniauditĂłrio, biblioteca, quatro salas de aula, sendo duas equipadas com Sistema Presencial Mediado por Tecnologia, recepção, trĂȘs salas administrativas, laboratĂłrio de informĂĄtica, laboratĂłrio padrĂŁo e Centro de Processamento de Dados (CPD).
O espaço tambĂ©m possui dois depĂłsitos de material de limpeza, ĂĄrea destinada ao lixo, dois banheiros (masculino e feminino), cozinha com despensa, cantina e ĂĄrea de convivĂȘncia, garantindo condiçÔes adequadas para o funcionamento acadĂȘmico e administrativo.
Para manter o funcionamento da unidade acadĂȘmica, estĂĄ prevista uma equipe formada por 25 profissionais, incluindo uma gerente, dez servidores tĂ©cnico-administrativos, quatro agentes de portaria, quatro agentes de conservação e seis professores, quantitativo que poderĂĄ variar conforme o nĂșmero de cursos ofertados via Vestibular e Sistema de Ingresso Seriado (SIS).

