O Ministério da Saúde (MS) lançou um curso gratuito com foco nos cuidados ao recém-nascido e à mulher no puerpério, voltado para gestores e profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS), do Sistema Único de Saúde (SUS). A inscrição poderá ser feita por meio da plataforma da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS), em: www.unasus.gov.br.
Promovido em parceria com a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), a formação é on-line e oferece conteúdos práticos para o dia a dia dos serviços de saúde. Serão 15 mil vagas disponíveis até novembro de 2026.
LEIA TAMBÉM: ITEMM seleciona para Jovem Aprendiz em Manaus, com salários até R$ 1,6 mil
Conforme o ministério, a iniciativa tem o objetivo de fortalecer o cuidado integral e qualificado desde os primeiros dias de vida do bebê, etapa fundamental para saúde da criança, da mulher no puerpério e de suas famílias. Auxilio para gerenciar precocemente os fatores de risco e prevenir doenças, com conteúdos baseados em diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Serão abordados, ao longo da capacitação, temas como acolhimento, vínculo, avaliação do estado de saúde, planejamento do cuidado e trabalho em equipe multiprofissional e intersetorial. O curso vai aprofundar também a importância da atenção integral e integrada ao recém-nascido entre o terceiro e o quinto dia de vida e à sua família.
Fazem parte do conteúdo:
- atendimento de forma sistematizada, contemplando o cuidado ao recém-nascido, à mulher/pessoa no puerpério e à amamentação;
- identificação de sinais de alerta e estratificação de risco do recém-nascido e da família, com proposição de intervenções precoces;
- reconhecimento da importância da família e da rede de apoio para a saúde da criança e da mulher/pessoa no puerpério;
- valorização da visita domiciliar na primeira semana de vida e os passos para realizar a ação.

