O Sebrae no Amazonas emitiu um alerta para microempreendedores individuais (MEIs) sobre uma nova onda de golpes envolvendo boletos do Simples Nacional. Criminosos estão utilizando e-mails e mensagens de WhatsApp que simulam a identidade visual de órgãos oficiais para induzir os empreendedores a realizar pagamentos falsos do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).
As mensagens fraudulentas frequentemente incluem termos técnicos, como “período de apuração” e “protocolo de atendimento”, para transmitir credibilidade. Um dos sinais de alerta é a data de vencimento informada nos boletos, que geralmente aparece no início do mês. O vencimento oficial do DAS, no entanto, ocorre todo dia 20.
O Sebrae orienta que os MEIs não cliquem em links ou façam download de anexos recebidos por canais suspeitos, já que esses arquivos podem instalar programas maliciosos ou redirecionar o usuário a páginas falsas de pagamento.
LEIA TAMBÉM: Passageiro tem braço decepado após colisão entre “Amarelinhos” em Manaus
Para evitar prejuízos financeiros, os boletos devem ser emitidos exclusivamente pelo Portal do Simples Nacional ou pelo e-CAC (Centro de Atendimento Virtual da Receita Federal). Em caso de dúvida sobre a autenticidade de uma cobrança, o Sebrae disponibiliza orientação gratuita para os empreendedores.
O atendimento pode ser feito presencialmente na sede do Sebrae no Centro de Manaus, na unidade do Aleixo e na Sala do Empreendedor do FREMPEEI. No interior do estado, os serviços estão disponíveis em 59 Salas do Empreendedor e nove Escritórios Regionais, localizados em Coari, Humaitá, Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Presidente Figueiredo, Santa Izabel do Rio Negro, Tabatinga e Tefé

