Manaus passou a disponibilizar o implante contraceptivo subdérmico liberador de etonogestrel em unidades da rede pública de saúde. O método é voltado, neste primeiro momento, a adolescentes a partir de 14 anos e mulheres em situação de vulnerabilidade social, com atendimento realizado mediante avaliação médica.
O implante subdérmico é um método contraceptivo hormonal reversÃvel e de longa duração, com validade de até três anos. A retirada pode ser realizada a qualquer momento, conforme a decisão da usuária. A iniciativa integra as ações de planejamento reprodutivo e prevenção da gravidez não intencional desenvolvidas na capital.
Para a oferta do serviço em Manaus, o Ministério da Saúde encaminhou 7.760 unidades do contraceptivo. Profissionais médicos foram capacitados para realizar a inserção do implante, e nove Unidades de Saúde da FamÃlia (USFs) foram habilitadas para o atendimento. O público prioritário inclui pessoas em situação de rua, indÃgenas, migrantes, mulheres vivendo com HIV em uso de Dolutegravir, homens trans e adolescentes.
O acesso ao implante ocorre após consulta médica, quando são avaliadas as condições clÃnicas da paciente. Por se tratar de um método hormonal, existem contraindicações absolutas, como gravidez e histórico de câncer de mama sensÃvel a hormônios, além de contraindicações relativas, como lúpus, sangramento genital irregular ou hipersensibilidade ao princÃpio ativo. No caso de adolescentes, é necessário o acompanhamento de um responsável legal.
LEIA TAMBÉM: Wilson Lima anuncia convocação de novos aprovados no concurso da PolÃcia Civil; saiba quando
Confira as unidades de saúde com oferta do implante
O serviço está disponÃvel em unidades localizadas em diferentes zonas de Manaus. Na zona Sul, o atendimento ocorre na USF Dr. José Rayol dos Santos. Na zona Oeste, as USFs Silvio Santos e Adalgiza Barbosa de Lima, além do Ambulatório de Planejamento Reprodutivo da Maternidade Moura Tapajóz, realizam o procedimento. Na zona Leste, as unidades José Avelino Pereira e Amazonas Palhano estão habilitadas. Na zona Norte, o atendimento é feito nas USFs Armando Mendes e Professor Carlson Gracie. Na zona rural, a população pode procurar a Unidade de Saúde Pau-Rosa.
As pessoas interessadas devem procurar uma das unidades habilitadas para receber orientações e iniciar o fluxo de atendimento. Além do implante subdérmico, seguem disponÃveis na rede pública de Manaus outros métodos contraceptivos, como DIU, contraceptivos orais e injetáveis, além da distribuição de preservativos.

