O Ministério das Relações Exteriores lançou concurso público para diplomata, com 60 vagas para o cargo de terceiro-secretário, e salário inicial de R$ 22.558,56. O processo seletivo é organizado pelo Instituto Rio Branco e terá inscrições por meio do site do Cebraspe: www.cebraspe.org.br, até 25 de fevereiro.
O processo seletivo é realizado anualmente pelo Instituto Rio Branco (IRBr), a academia diplomática brasileira subordinada ao Ministério das Relações Exteriores, em Brasília (DF). Para participar, não é exigida formação específica, mas é necessário diploma de curso superior reconhecido pelo MEC. As provas serão aplicadas em todas as capitais estaduais e no Distrito Federal.
Do total de vagas, 15 são para Pessoas Pretas e Pardas, três para Pessoas com Deficiência, duas para Indígenas e uma para Quilombolas. Haverá ainda convocação adicional de 126 mulheres na segunda fase, para promover equilíbrio de gênero.
LEIA TAMBÉM: Samsung Ocean oferta curso Frontend Web com inscrições gratuitas em Manaus
A primeira fase com questões objetivas, está marcada para 29 de março nos períodos da manhã e tarde. A segunda fase ocorrerá nos dois finais de semana seguintes: 25 e 26 de abril e 2 e 3 de maio. As inscrições custam R$ 229, com isenção para doadores de medula óssea e inscritos no CadÚnico.
A prova objetiva eliminatória terá 240 questões de certo ou errado sobre Língua Portuguesa, História do Brasil e Mundial, Geografia, Língua Inglesa, Política Internacional, Economia e Direito. Os acertos valerão 1 ponto e a prova terá duração de três horas e meia.
Já na segunda fase as provas serão eliminatórias e classificatórias sobre Língua Portuguesa e Inglesa, História do Brasil, Política Internacional, Geografia, Economia, Direito e Língua Espanhola ou Francesa. As provas terão duração de quatro a cinco horas, incluindo redações, resumos e traduções, e o candidato precisa somar ao menos 480 pontos para ser aprovado.

