Em 2026, a Honda celebra 50 anos de produção de motocicletas no Polo Industrial de Manaus, uma trajetória que transformou a região, impulsionou o desenvolvimento local e consolidou a empresa como um dos principais agentes econômicos, sociais e tecnológicos do país. Em comemoração a conquista, a empresa anunciou patrocínio inédito à Maratona Internacional de Manaus.
Desde a fundação, a Moto Honda contribui para o desenvolvimento sustentável da região amazônica. Ao se instalar na Zona Franca de Manaus, promove empregos qualificados, renda, capacitação de pessoas e contribui para a preservação do meio ambiente ao inibir atividades baseadas na exploração de recursos naturais.
A Honda investe em uma edição especial, acertando o direito de naming rights do evento: Maratona de Manaus Moto Honda. Os vencedores dos 42 km, nas categorias feminino e masculino, receberão uma CG Titan edição especial de 50 anos, enquanto os vencedores dos 21 km (feminino e masculino) serão premiados com uma Honda Biz.
LEIA TAMBÉM: Moradores do Amazonas gastam, em média, quase R$ 3 mil por mês, aponta estudo
O incentivo da empresa vai além do patrocínio: colaboradores da Honda também participarão da prova, integrando o programa de saúde e bem‑estar da companhia.
“Apoiando esta edição, reafirmamos a conexão com a região. A maratona celebra o esforço coletivo e compromisso com o futuro, valores que também movem a Honda todos os dias”, afirmou Lourival Barros, Head de Produção, Qualidade e Logística da Moto Honda da Amazônia.
Os dias que antecedem a prova também contarão com presença da Honda. Nos dias 3 e 4 de abril, na Expo da Maratona, a marca apresentará um estande imersivo que retrata sua trajetória ao longo dos 50 anos de produção no Brasil, uma oportunidade para o público conhecer mais sobre inovação, história, tecnologia e a relação da empresa com a região.
Cinco décadas de impacto e transformação em Manaus
Maior fabricante de motocicletas da América do Sul e líder absoluta do segmento no Brasil, a Honda começou a importar suas primeiras motocicletas para o país em 1971. Em 1976, instalou sua primeira fábrica no Brasil, na Zona Franca de Manaus, e ao longo dos anos estruturou uma robusta operação de fabricação de componentes e montagem de motocicletas, além de contribuir para o estabelecimento de uma vasta cadeia de suprimentos no país.
Desde a implantação da fábrica em Manaus, a Honda desempenha um papel estratégico na economia local e nacional. A operação industrial tornou-se referência em tecnologia, inovação, eficiência produtiva e responsabilidade ambiental. Hoje, a fábrica da Moto Honda em Manaus é a mais verticalizada fábrica de motocicletas Honda em todo o mundo.
Nas instalações, acontece um complexo processo produtivo que vai além da montagem de motocicletas e envolve o desenvolvimento de diversos componentes que integram o produto final, como chassi, rodas, banco, motor entre outros.

