Um homem de 28 anos foi preso nesta sexta-feira (13) pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) por descumprimento de medida protetiva, perseguição e injúria contra sua ex-companheira, de 30 anos. A ação foi realizada pela Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher Norte/Leste (DECCM Norte/Leste).
Segundo a delegada Nathalia Oliveira, a vítima havia solicitado a Medida Protetiva de Urgência (MPU) em setembro de 2025, após o término do relacionamento. No entanto, o homem continuou se aproximando da residência da mulher e a ameaçando verbalmente. O primeiro registro do descumprimento ocorreu em 2 de novembro de 2025, quando a vítima estava trancando o portão de sua casa e o suspeito passou em frente em uma motocicleta, proferindo injúrias.
LEIA TAMBÉM: Piloto de lancha que naufragou é solto após pagamento de fiança em Manaus
A conduta repetiu-se em outras ocasiões até 21 de dezembro, quando a vítima conseguiu registrar parte dos atos em vídeo. Com as provas em mãos, ela procurou a delegacia, que iniciou diligências para localizar o suspeito.
O mandado de prisão preventiva foi cumprido na manhã desta sexta-feira na avenida Nossa Senhora da Conceição, bairro Cidade de Deus, zona norte de Manaus. O homem foi detido e encaminhado à delegacia, onde responderá pelos crimes de perseguição, injúria e descumprimento de medida protetiva. Ele passará por audiência de custódia e permanecerá à disposição da Justiça.
A PC-AM reforça que medidas protetivas têm efeito imediato e devem ser respeitadas para garantir a segurança das vítimas.

