Idosos, gestantes, crianças de 6 meses a menores de 6 anos e pessoas dos demais grupos prioritários para vacinação contra influenza (gripe) podem receber o imunizante até o final deste mês, nas salas de vacina da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) que ofertam mais de 170 pontos para vacinação em todas as zonas de Manaus.
Conforme dados da Semsa, desde o início da vacinação, no dia 3 de novembro de 2025, até o sábado (07/02), 227.411 pessoas receberam a vacina contra a gripe. A cobertura é de 37,3% da população que foi avaliada na estratégia, incluindo 71.628 idosos, o equivalente a 31,4% desse grupo; 11.290 gestantes (44,9%); e 81.017 crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias de idade (43,4%).
O imunizante, conforme Isabel, está disponível em mais de 170 salas de vacina gerenciadas pela Semsa, distribuídas entre as cinco zonas distritais de saúde do município, Norte, Leste, Oeste, Sul e rural. A lista de pontos inclui dez Unidades de Saúde da Família (USFs), de horário ampliado, que ofertam vacinação após o expediente comercial, até as 20h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 11h, aos sábados.
Os usuários podem consultar a lista de salas de vacina, com endereços e horários de funcionamento, por meio do link bit.ly/vacinassemsa. “Ao se dirigir a qualquer uma das salas, a pessoa deve ter consigo documento oficial de identificação, CPF ou cartão do SUS, além de documento que comprove inclusão em outros grupos prioritários”, orienta Isabel.
LEIA TAMBÉM: Engeco adquire parte do terreno do Consulado do Japão e planeja novo marco arquitetônico no Adrianópolis
Estratégia
A vacinação contra a influenza é promovida todos os anos, no segundo semestre, em Manaus e nos demais municípios da região Norte. A Semsa, que coordena a estratégia na capital, tem como meta imunizar 186.675 crianças, 25.109 gestantes e 227.612 idosos, o equivalente a 90% da população estimada nesses grupos prioritários.
Conforme Isabel Hernandes, a vacina Influenza Trivalente, utilizada na estratégia, protege contra três tipos de cepas de vírus atualmente em circulação: A/Victoria (H1N1), A/Croatia (H3N2) e B/Austria (linhagem B/Victoria). “A vacina é segura e eficaz, e pode ser administrada com outras do calendário básico”, assinala a gerente de Imunização.
Além de gestantes, crianças e idosos, são grupos prioritários para a vacinação definidos pelo Ministério da Saúde: puérperas (até 45 dias após o parto); povos indígenas; quilombolas; trabalhadores da saúde; professores do ensino básico e superior; pessoas em situação de rua; pessoas com deficiência permanente; pessoas com comorbidades; caminhoneiros; profissionais das Forças Armadas; profissionais da força de segurança e salvamento; trabalhadores do transporte coletivo (urbano e longo percurso); trabalhadores portuários; trabalhadores dos Correios; funcionários do Sistema de Privação de Liberdade; população privada de liberdade; e adolescentes em medidas socioeducativas.

