Neste domingo (15/02), a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) realizou uma operação da Central Integrada de Fiscalização (CIF) nas zonas sul e centro-sul de Manaus. Oito bandas e blocos de carnaval foram fiscalizados, e quatro deles apresentaram irregularidades na documentação obrigatória para realização dos eventos.
Durante a ação, uma das bandas recebeu notificação do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) por nĆ£o contar com a quantidade mĆnima de bombeiros civis exigida. Outra banda foi autuada pelo mesmo órgĆ£o por ausĆŖncia de documentação obrigatória.
AlĆ©m disso, duas outras bandas foram autuadas pela VigilĆ¢ncia SanitĆ”ria Municipal (Visa Manaus) devido Ć falta de documentos necessĆ”rios emitidos pelo órgĆ£o. A operação envolveu ainda órgĆ£os como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), que avaliou aspectos ambientais, e as polĆcias responsĆ”veis pelo policiamento das festas.
LEIA TAMBĆM: Buscas por vĆtimas de naufrĆ”gio no Encontro das Ćguas sĆ£o retomadas nesta segunda-feira
Segundo o delegado Gesson Aguiar, coordenador da CIF, a fiscalização tem como objetivo garantir que todos os eventos ocorram dentro das normas legais e com segurança para os participantes.
ResponsÔveis por blocos reforçaram a importância da regularização. Herbert Souza, organizador de um bloco da zona sul, afirmou que possuir toda a documentação é essencial para resguardar o evento e evitar problemas legais ou operacionais durante as apresentações.
A operação deste domingo integra o calendĆ”rio de fiscalizaƧƵes da SSP-AM durante o perĆodo de carnaval, visando o cumprimento das normas de seguranƧa, saĆŗde e meio ambiente.

