Com apenas 12 anos, dono de uma criatividade singular e apaixonado pelo período mesozóico (a Era dos Dinossauros), o estudante Lucas de Abreu Rocha, aluno da escola Manaós Tech for Kids, criou uma nova versão para a história sobre a extinção dos dinossauros e a transformou no game que recebeu o nome de “O Último Rugido”, sendo premiado em várias categorias em 2024 na Mostra Tecnológica. Agora, Lucas decidiu transformar a história de ficção científica que deu origem ao jogo, em um livro infanto-juvenil.
“Tudo aconteceu quando eu e meus amigos tivemos a ideia de fazer um jogo para a Mostra Tecnológica da escola Manaós Tech. Daí, depois de um tempo, meu pai e eu achamos que seria legal transformar essa ideia em um livro e o nome veio porque tinha a ver com dinossauro e eu achei legal”, explica Lucas.
O livro “O Último Rugido” será lançado no dia 26 de fevereiro, às 16h30, na escola Manaós Tech for Kids, localizada na Rua Wilson de Castro, 36A, Conjunto Eldorado, Parque Dez de Novembro, zona centro-sul de Manaus.
Lucas revela que, no livro, o enredo se expande para além da plataforma do jogo e que a ideia, tanto a do livro quanto do jogo, é de inverter a história que se sabe até hoje sobre a explicação para a extinção dos dinossauros.
“No jogo, um humano viaja no tempo até a Era Mesozoica, porém, ao chegar na terra dos dinossauros, esse humano se transforma em um dinossauro. Só que aí ele encontra algo meio inesperado: Os dinossauros vivem numa sociedade super evoluída e, assim como a gente (humanos), eles estão destruindo o meio ambiente deles simplesmente por ganância. Já no livro, a história fica ainda mais emocionante e com mais detalhes”, conta Lucas que estuda sobre “Desenvolvimento de Games” na escola Manaós Tech.
Ainda no livro “O Último Rugido”, Lucas Rocha faz uma homenagem ao irmão caçula, de 7 anos, ao “batizar” o personagem principal da história com o nome de Théo. O pequeno autor faz um certo mistério sobre o enredo do livro ao comparar as diferenças com o protótipo do game de mesmo nome.
“No jogo, existe a ação e o objetivo direto de salvar natureza ‘dinossaurica’. Só que no livro, a gente conseguiu aprofundar as personalidades dos personagens, explorar melhor os dilemas da sociedade mesozoica e trazer um final surpreendente que vocês não vão saber”, revela o garoto ao deixar o clima de mistério no ar.
LEIA TAMBÉM: Pesquisa investiga uso da babosa para curativos mais flexíveis e eficazes
INSPIRAÇÃO – Lucas Rocha revela que o objetivo com o livro e com o game é o de conscientizar as pessoas sobre a urgência em cuidar do planeta para que a raça humana não tenha o mesmo destino que os dinossauros.
“O meu objetivo é fazer com que as pessoas percebam que temos que cuidar do nosso planeta pra gente sobreviver porque senão, vamos ser extintos que nem os dinossauros. E olha que nós estamos na Terra há pouco tempo”, assimila o pequeno autor.
Na edição da Mostra Tecnológica Manaós Tech 2024, o jogo “O Último Rugido” foi o grande vencedor e recebeu várias premiações naquele ano, sendo: “1º Lugar na categoria Inovação e Criatividade”, “1º Lugar na categoria Qualidade Técnica e Execução” e “1º Lugar no Voto Popular” – sendo esta última a categoria onde a comunidade escolhe o melhor projeto.
CURIOSIDADE NATA – Para Denis Rocha, pai de Lucas, a ideia de o filho escrever um livro foi uma decisão que partiu inteiramente de forma espontânea e super criativa do menino.
“O Lucas sempre foi uma criança muito observadora, criativa e esse interesse por ficção científica vem muito da curiosidade nata dele. O que mais nos chama atenção no desenvolvimento dele é essa capacidade de criar novos mundos. Além disso, a disciplina que ele tem de sempre ler algum livro antes de dormir, acredito que mudou muito a maneira como ele entende o mundo”, conta.
Denis também avalia que a forma como o filho utiliza a tecnologia como ferramenta de criação, no aprendizado adquirido na escola Manaós Tech, agregou muito no desenvolvimento de Lucas.
“Ver como ele usa a tecnologia como ferramenta de criação e não apenas de um consumo passivo é algo que nos orgulha muito. Além disso, tanto a leitura quanto o aprendizado no curso de Desenvolvimento de Games da escola Manaós Tech, ajudaram muito na cognição dele”, destaca Denis Rocha, que é servidor público.
Para Denis Rocha, o principal objetivo com a iniciativa do lançamento do livro sempre foi, unicamente, o incentivo à criação de histórias para inspirar outras crianças.
“Ele (Lucas) é um garoto que gosta muito de ler e, se o livro dele chegar a outras pessoas e puder inspirar outras crianças a lerem e a escreverem, também ficaremos muito felizes. A nossa maior satisfação já foi alcançada, que foi ver o entusiasmo dele ao concluir o projeto do livro e de ver o brilho nos olhos dele com essa obra pronta”, finaliza orgulhoso, o pai de Lucas Rocha.
Para o CEO da escola Manaós Tech for Kids, Glauco Aguiar, o lançamento do livro “O Último Rugido” do aluno Lucas de Abreu Rocha, 12 anos, significa a celebração do desenvolvimento do aprendizado que o aluno adquiriu por meio da metodologia ofertada na escola de educação tecnológica.
“Estamos muito contentes com a celebração do livro e do game idealizados pelo Lucas. Vimos o quanto ele e os colegas se empenharam durante o projeto apresentado na nossa Mostra Tecnológica. Para nós, da Manaós Tech, é maravilhoso ver nossos alunos brilhando e assumirem o papel de protagonistas da própria história, sempre em busca de soluções para problemáticas como a da crise climática que vivenciamos. Isso nos enche de orgulho e de esperança”, declara Glauco Aguiar.

