Enfermeiros que atuam no Hospital Beneficente Portuguesa realizaram, na manhã desta quarta-feira (4), uma manifestação para reivindicar o pagamento de salários em atraso. O ato ocorreu em frente à unidade hospitalar, localizada na Avenida Joaquim Nabuco, no bairro Centro, zona Sul de Manaus.
De acordo com os trabalhadores, os vencimentos estão em atraso há aproximadamente três meses. Ainda segundo os relatos, apenas metade do salário referente ao mês de novembro foi paga até o momento. Os profissionais afirmam que os pagamentos parciais vêm se repetindo desde então.
As equipes de enfermagem são contratadas pela empresa Caring Nefro Soluções em Saúde LTDA., registrada sob o CNPJ nº 52.403.887/0001-62. Além dos atrasos salariais, os manifestantes informam que há pendências relacionadas ao pagamento de verbas rescisórias e ao recolhimento de encargos trabalhistas, como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
LEIA TAMBÉM: Amazonas amplia uso do teste de DNA-HPV para detecção precoce do câncer de colo do útero
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Serviços de Saúde Privada, em Estabelecimentos Públicos e Privados do Estado do Amazonas (Sindpriv-AM), Graciete Mouzinho, afirmou que a situação se arrasta há um longo período. Segundo ela, houve demissões em massa sob a justificativa de reorganização financeira.
“O Hospital Beneficente Portuguesa já vem nessa situação há muito tempo. Sempre existe a promessa de que vai mudar, mas isso não acontece. Há uma empresa que presta serviço e administra o hospital e que não cumpre suas responsabilidades, que são pagar os trabalhadores”, declarou.
Ainda de acordo com a presidente do sindicato, os profissionais demitidos não receberam as verbas rescisórias. “Eles demitiram funcionários alegando que os salários deixariam de atrasar, mas esses profissionais saíram sem receber nada e foram orientados a procurar seus direitos na Justiça. O recolhimento do FGTS também não está sendo feito há muito tempo”, afirmou.
A reportagem entrou em contato com a empresa Caring Nefro Soluções em Saúde LTDA. para solicitar esclarecimentos. Até a publicação desta matéria, não houve resposta. O espaço permanece aberto para esclarecimentos.

