A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) abriu seleção para estágio voluntário em Direito em Presidente Figueiredo, município localizado a 117 quilômetros de Manaus. As inscrições seguem até o dia 8 de fevereiro e devem ser feitas presencialmente na unidade da Defensoria no município.
LEIA TAMBÉM: Cursinhos pré-vestibular podem solicitar investimento federal para funcionar; veja como participar
O processo seletivo tem como objetivo formar cadastro reserva para atuação presencial. Podem participar estudantes do curso de Direito regularmente matriculados em instituições de ensino superior públicas ou privadas reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), desde que estejam cursando a partir do 5º período.
De acordo com a defensora pública Mariana Paixão, que atua em Presidente Figueiredo, a experiência permite contato direto com a prática institucional e com a realidade social atendida pela Defensoria.
O estágio voluntário permite ao estudante vivenciar, na prática, o funcionamento da Defensoria Pública e o atendimento direto à população. A experiência fortalece a formação técnica e social do acadêmico, ao aproximá-lo da realidade local e do papel do Direito na vida das pessoas”, explicou a defensora.
Estágio em Direito em Presidente Figueiredo: requisitos e documentos
No momento da inscrição, o candidato deve apresentar cópia do documento de identidade, comprovante de matrícula atualizado com histórico escolar e coeficiente de rendimento, além de currículo. O estágio tem natureza voluntária, sem concessão de bolsa ou qualquer tipo de remuneração.
A carga horária é de oito horas semanais, distribuídas em dois dias, com horários compatíveis com as atividades acadêmicas. A atuação será presencial, na unidade da Defensoria Pública em Presidente Figueiredo.
A seleção será composta por análise curricular e entrevista. O resultado preliminar está previsto para o dia 27 de fevereiro, com prazo para interposição de recursos nos dias 2 e 3 de março. O resultado final deve ser divulgado em 4 de março, após a análise dos recursos.
Os candidatos aprovados serão convocados conforme a necessidade da instituição, por meio de edital afixado na unidade da Defensoria e pelos contatos informados no ato da inscrição.
O edital completo está disponível no Diário Oficial da Defensoria Pública do Amazonas, no link abaixo:
https://diario.defensoria.am.def.br/wp-content/uploads/2026/01/Edicao_2576-2026__publicada_em_20_janeiro_de_2026.pdf

