O governador Wilson Lima anunciou, nesta segunda-feira (09/02), o chamamento de mais 134 aprovados em concursos públicos da área. Os novos servidores integram o pacote de 847 nomeações divulgado no fim do ano passado e vão fortalecer os quadros da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM).
“Seguindo o cronograma que foi anunciado no ano passado, hoje nós estamos convocando 134 aprovados na Polícia Civil e no administrativo da Secretaria de Segurança Pública. Com isso, nós fortalecemos o trabalho de inteligência e operacional”, afirmou Wilson Lima.
LEIA TAMBÉM: Estoque crítico em bancos de leite preocupa maternidades
Os nomes foram publicados no Diário Oficial do Estado (DOE-AM), em edição com data da última sexta-feira (06/02), divulgada nesta segunda-feira (09/02). A partir da publicação, os convocados serão notificados e terão prazo de até 30 dias para apresentar a documentação exigida, realizar exames na Junta Médica Pericial (JMP), tomar posse e iniciar as atividades no serviço público.
Para a Polícia Civil, serão incorporados 96 profissionais, entre 16 delegados, 25 escrivães, 48 investigadores e sete peritos, sendo dois legistas e cinco criminais. Com essa etapa, a corporação soma 398 aprovados chamados desde 2023, considerando as convocações realizadas em fases anteriores. Parte dos novos servidores deverá atuar no interior, ampliando a presença da polícia judiciária e reforçando as investigações nas delegacias regionais.
Já a Secretaria de Segurança Pública contará com 38 novos servidores da área administrativa, sendo um técnico de nível superior e 37 assistentes operacionais, que irão fortalecer setores estratégicos de apoio, planejamento e integração das forças policiais. Somadas às nomeações anteriores, a SSP-AM chega a 150 convocados incorporados.
Os convocados do concurso da Polícia Civil e SSP-AM deverão comparecer aos setores responsáveis das duas instituições, dentro do prazo legal para apresentar documentação original e cópia, incluindo documentos pessoais, comprovante de residência, certidões negativas, diploma ou certificado de escolaridade exigida, além de atestado de saúde ocupacional, entre outros. As orientações completas, assim como a lista de nomeados, estão disponíveis no Diário Oficial do Estado.

