A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) abriu inscrições para 150 vagas de intercâmbio internacional de curta duração, com todas as despesas custeadas, por meio do programa Caminhos Amefricanos: Intercâmbios Sul-Sul. As oportunidades são destinadas a estudantes e professores da educação pública e preveem viagens de até 15 dias ao Panamá, Angola e México.
Cada país contará com 50 vagas. Os participantes selecionados receberão passagens aéreas, diárias, auxílio para seguro-saúde e apoio para emissão de visto ou passaporte, conforme o destino. As atividades têm foco no combate ao racismo e na promoção da igualdade racial no Brasil. As inscrições podem ser feitas CLICANDO AQUI.
O programa é regulamentado pelo Edital Conjunto nº 1/2026 e desenvolvido em parceria com o Ministério da Igualdade Racial (MIR) e instituições de ensino estrangeiras, como a Universidade Agostinho Neto, em Luanda, a Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (Flacso), no México, e a Universidad de Panamá.
Na edição do Panamá, serão selecionados 50 professores da educação básica de instituições públicas brasileiras que se autodeclarem pessoas pretas, pardas ou quilombolas. Os participantes realizarão estudos de curta duração na Universidad de Panamá, além de visitas guiadas a escolas, locais históricos e museus. As inscrições vão até 8 de fevereiro de 2026, às 17h, e o prazo para envio de dúvidas termina em 30 de janeiro.
LEIA TAMBÉM: Lojas Magazine abrem vagas para vendedor em Manaus
Para a edição de Angola, o edital da Capes prevê a seleção de 50 estudantes autodeclarados pretos, pardos ou quilombolas, matriculados a partir do 5º semestre de cursos de licenciatura em instituições públicas de ensino superior. As atividades incluem ações formativas em parceria com a Universidade Agostinho Neto e visitas institucionais.
Já no México, serão escolhidos 50 alunos pela Capes, também autodeclarados pretos, pardos ou quilombolas, matriculados a partir do 5º semestre de licenciaturas em universidades públicas. Os estudantes participarão de estudos de curta duração na Flacso-México, com atividades como eventos científicos e visitas a escolas e espaços históricos.
Para as edições de Angola e México, o prazo para esclarecimento de dúvidas vai até 24 de fevereiro de 2026, e as inscrições se encerram às 17h do dia 27 de fevereiro, no horário de Brasília. O processo seletivo será realizado exclusivamente por meio do formulário on-line disponível no site da Capes.

