O Carnaval de 2026 está sendo marcado por uma sequência de acidentes graves no trânsito no Amazonas. Entre sábado (14) e terça-feira (17), ao menos dez pessoas morreram em ocorrências de trânsito em Manaus, Iranduba e Presidente Figueiredo. No mesmo período, 307 pessoas deram entrada em unidades de saúde da capital após acidentes nas ruas da cidade.
Dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) mostram que, apenas no sábado, hospitais de Manaus registraram 86 atendimentos de vítimas de acidentes de trânsito. No domingo, foram 81. Na segunda-feira, 96. Até as 13h desta terça-feira, outras 44 pessoas haviam sido atendidas.
Entre as mortes registradas na capital está a de um adolescente de 13 anos, que sofreu queda de motocicleta no bairro Compensa, zona oeste, na madrugada de sábado. Segundo laudo do Instituto Médico Legal (IML), ele morreu em decorrência de hemorragia intracraniana.
No mesmo dia, um homem de 55 anos morreu em Iranduba após acidente com trauma craniano. Um jovem de 21 anos também morreu no bairro Petrópolis, em Manaus, vítima de traumatismo cranioencefálico após colisão.
No domingo, um homem de 28 anos morreu no bairro Flores, também em decorrência de acidente de trânsito. Fora da capital, uma família morreu na noite de domingo (15) após ser atingida por uma caminhonete no quilômetro 92 da BR-174, no trecho entre Manaus e Presidente Figueiredo. As vítimas foram identificadas como Darley Vulcão, Kelly Vulcão e a filha do casal, de 12 anos.
LEIA TAMBÉM: Homem encontrado morto com mãos e pés amarrados em Manaus
Racha e parada de ônibus
Um dos episódios mais graves ocorreu na Avenida Cosme Ferreira, na zona leste de Manaus, onde um idoso de 65 anos morreu após um carro invadir e destruir uma parada de ônibus. Testemunhas relataram que o veículo trafegava em alta velocidade no sentido Centro-bairro quando a motorista perdeu o controle da direção, subiu na calçada e atingiu a estrutura.
A velocidade também é apontada como fator em outro acidente com morte, registrado na madrugada desta terça-feira na Avenida Ephigênio Salles. Segundo informações preliminares da Polícia Militar, um homem de 53 anos foi atropelado por um veículo que participava de racha na via.
A vítima foi identificada como Ligie Martins da Silva, de 53 anos. Ele morreu no local. A esposa, Ruth Bentes, de 41 anos, foi socorrida em estado gravíssimo, encaminhada a uma unidade hospitalar da capital e recebeu alta após atendimento médico.
As circunstâncias dos acidentes são investigadas pelas autoridades de trânsito e pela Polícia Civil.

