O governador Wilson Lima lançou, nesta segunda-feira (27/01), no município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus), a 4ª fase do programa Atualiza Pescador, iniciativa do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Pesca e Aquicultura (Sepa). A meta do programa é atender mais de 60 mil pescadores e pescadoras artesanais de 52 municípios amazonenses, garantindo acesso à regularização, equipamentos e linhas de crédito.
Durante o evento, realizado no ginásio Josué Araújo de Almeida, o governador deu início às entregas de implementos da nova fase do programa, com a distribuição de kits Atualiza Pescador, que incluem caixa de isopor, malhadeira, facão e chapéu, além de filtros de água potável e botes com motor rabeta às associações, colônias e sindicatos de pesca regularizados neste mês.
“A atualização é importante para que os pescadores tenham acesso a benefícios do governo Federal, ao seguro-defeso e, no caso do Estado, ao financiamento e à possibilidade de participar dos nossos editais. Tudo isso é fundamental para que a pesca esteja cada vez mais fortalecida”, destacou o governador Wilson Lima.
LEIA TAMBÉM: Amazonas concede isenção total de IPVA para veículos de pessoas com deficiência
O repasse de material ao pescador segue ao longo desta semana nos municípios do Amazonas. Os representantes das entidades terão a responsabilidade de repassar os recursos materiais às suas bases.
Beneficiada pelo programa, a pescadora Francinete Moreira, de 49 anos, moradora do Lago do Cacau, destacou a importância da iniciativa. Mãe de seis filhos, ela trabalha com a pesca há 14 anos, atividade que é a principal fonte de renda da família.
“Para mim é uma alegria, vai ajudar muito porque a gente que pesca sempre precisa da malhadeira e da caixa de isopor. E para mim é uma honra receber, porque é uma coisa que eu amo, que é pescar, estar no rio”, afirmou Francinete.
Crédito para o pescador
Durante o evento, o governador Wilson Lima também destacou o fomento previsto para este ano, que vai garantir R$ 10 milhões para financiamento da atividade pesqueira. Os recursos da Agência de Fomento do Amazonas (Afeam) vão permitir que os pescadores financiem equipamentos, como motores, canoas e outros itens necessários para a melhoria da produção e da renda. Mesmo os pescadores que não conseguiram se regularizar nesta fase poderão buscar financiamento.
O programa atua em parceria com federações, colônias, associações e sindicatos de pesca, que organizam e cadastram os pescadores em um período determinado, assegurando que os benefícios cheguem a quem realmente exerce a atividade. Desde 2023, o programa atingiu a marca de 5 mil kits distribuídos em todo o Amazonas.

