O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste sábado (3) que o embargo norte-americano ao petróleo da Venezuela continua em vigor e que forças militares do paÃs permanecem posicionadas na região. As declarações foram feitas a jornalistas durante encontro no resort Mar-a-Lago, na Flórida.
Segundo Trump, o governo dos Estados Unidos mantém pressão econômica e militar enquanto avalia quais serão os próximos passos em relação à Venezuela. O presidente disse que as medidas adotadas até o momento não sofreram alterações após a operação que resultou na captura do lÃder venezuelano Nicolás Maduro, conforme relatado pelo próprio mandatário.
De acordo com Trump, o embargo se aplica a todo o petróleo venezuelano, e a presença naval dos Estados Unidos segue ativa. Ele acrescentou que o governo norte-americano considera manter diferentes alternativas no campo militar, vinculadas ao atendimento de exigências feitas por Washington.
LEIA TAMBÉM: Avião de pequeno porte cai com duas pessoas na Vila de Paricatuba, em Iranduba
Durante a conversa com a imprensa, Trump também direcionou mensagens a autoridades polÃticas e militares associadas ao antigo governo venezuelano. Ele declarou que essas lideranças devem observar os acontecimentos recentes e considerar possÃveis consequências caso não atendam à s expectativas apresentadas pelos Estados Unidos.
O presidente norte-americano afirmou ainda que a retirada de Maduro do poder representa um novo momento para a Venezuela. Segundo ele, a situação abre caminho para mudanças no paÃs, embora não tenha detalhado medidas concretas ou prazos para ações futuras.
Até o momento, não houve anúncio oficial de revisão das sanções ou de retirada de tropas da região.
@segundonoticias Trump afirma que embargo segue em vigor e que tropas dos EUA permanecerão na Venezuela Presidente dos EUA diz que mantém pressão econômica e militar sobre o paÃs enquanto avaliam os próximos passos. #venezuela #trumpvenezuela ♬ som original – Segundo a Segundo


