A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar do Amazonas (Seduc) iniciou nesta quarta-feira (7) o período de transferência de alunos por reordenamento para o ano letivo de 2026. Nesta etapa, estudantes de escolas que não oferecem a continuidade do ensino são encaminhados para outras unidades da rede pública. Os pais ou responsáveis recebem a informação sobre a nova escola para a qual o aluno foi direcionado.
A confirmação da matrícula deve ser realizada nos dias 8 e 9 de janeiro de 2026, mediante a entrega da documentação exigida. Segundo a Gerência de Matrículas da Secretaria de Educação, caso os documentos não sejam entregues, a vaga será liberada no sistema e poderá ser ocupada por outro estudante durante o período de matrículas para novos alunos.
Entre os documentos necessários estão: documento oficial de identificação do aluno, CPF e RG (ensino médio), comprovante de residência, duas fotos 3×4, cartão de vacinação, comprovante de escolaridade e documento de identificação do responsável legal, quando aplicável.
LEIA TAMBÉM: Após ser ameaçado, pai implora ajuda da polícia e filho é preso no AM
A gerente de Matrículas, Irlanda Araújo, informou que mesmo quando os responsáveis não concordam com a escola designada, a entrega da documentação é necessária para garantir a vaga do aluno. É possível solicitar a transferência para outra unidade entre os dias 14 e 15 de janeiro, desde que haja disponibilidade de vagas.
O calendário completo de matrículas está disponível no site matriculas.am.gov.br. Entre 12 e 13 de janeiro, ocorrerá atendimento para alunos com deficiência, e o período de matrícula para novos estudantes será de 16 a 20 de janeiro. O atendimento a alunos retardatários começa em 21 de janeiro. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 0800 092 5050 ou pelo e-mail [email protected], de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.


