O homem de 22 anos que havia sido solto após confessar abuso sexual contra uma cadela voltou a ser preso na tarde de sábado (3), em Manaus. Desta vez, a prisão ocorreu após a Justiça decretar a prisão preventiva do suspeito. O mandado foi cumprido por policiais da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema). A ação contou com o apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core-AM) e da Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet).
De acordo com a delegada Juliana Viga, as investigações tiveram início na sexta-feira (02/01), após a Sepet receber uma denúncia de abuso sexual contra o animal. A denúncia foi formalmente registrada para que a Polícia Civil realizasse a devida apuração.
“Junto com a denúncia, recebemos um vídeo gravado pelo próprio autor, no qual ele aparece praticando o crime contra a cadela, ato que resultou na morte do animal. Diante da extrema gravidade dos fatos, no mesmo dia solicitamos ao Poder Judiciário a expedição do mandado de prisão preventiva”, afirmou a delegada.
LEIA TAMBÉM: Suspeito de abusar sexualmente de cadela é solto após prestar depoimento em Manaus
O homem chegou a ser conduzido, na sexta-feira (02/01), ao 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP), após a Sepet receber a denúncia, com o apoio da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CipCaes) e da Polícia Militar do Amazonas (PMAM).
“Neste sábado, a Central de Plantão Criminal deferiu a prisão preventiva do investigado, que foi cumprida após diligências. O homem foi conduzido novamente ao 6º DIP para os procedimentos cabíveis”, completou Juliana Viga.
Denúncia de maus-tratos
A Secretaria de Estado de Proteção Animal reforça que crimes de maus-tratos, abuso e violência sexual contra animais são graves, configuram crime previsto em lei e não serão tolerados. As ações de fiscalização, investigação e repressão seguem sendo intensificadas em todo o Amazonas, em parceria com os órgãos de segurança pública.
Denúncias de crimes contra animais podem ser feitas diretamente ao Departamento de Denúncias da Sepet, pelo telefone (92) 98127-0039. Também é possível denunciar pelos números (92) 3667-7741, disque-denúncia da Dema; 197 e (92) 3667-7575, da Polícia Civil do Amazonas; e 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
O Boletim de Ocorrência (BO) pode ser registrado na delegacia mais próxima ou diretamente na sede da Dema, localizada na rua Paul Adam, Conjunto Shangrilá, bairro Parque Dez de Novembro, zona centro-sul de Manaus. O registro também pode ser feito pela Delegacia Virtual, por meio do site https://delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/.
O homem responderá pelo crime de maus-tratos a animais e permanecerá à disposição da Justiça.


