A Câmara dos Deputados abriu inscrições em novo Concurso Público e oferta 80 vagas para Técnico Legislativo na especialidade policial legislativo federal. Do total de oportunidades, são 40 imediatas e 40 para formação de Cadastro de Reserva. O salário é de R$ 21.328 para a carga horária de 40 horas semanais.
Para participar, os interessados devem possuir Nível Superior em qualquer área e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no mínimo, na Categoria B. As inscrições devem ser realizadas até o dia 20 de fevereiro, no site do Cebraspe: www.cebraspe.org.br, banca organizadora do certame. A inscrição custa R$ 150 e o pagamento poderá ser feito até 12 de março de 2026.
O profissional terá como atribuições desempenhar as atividades típicas da Polícia Legislativa Federal da Câmara dos Deputados, que envolvem ações de policiamento, segurança institucional, segurança pessoal, investigação criminal, inteligência e prevenção e combate a sinistros. Os selecionados serão lotados em Brasília (DF).
LEIA TAMBÉM: Curso gratuito ensina a elaborar currículos para vagas de emprego em Manaus
Pode pedir isenção do valor o candidato inscrito no CadÚnico e doador de medula óssea. O prazo para pedir isenção será o mesmo da inscrição.
O certame da Câmara dos Deputados contará com as etapas: Curso de formação; Provas Objetivas e Prova Discursiva; Teste de Aptidão Física; Sindicância de Vida Pregressa e Investigação Social; Avaliação psicológica; e Avaliação de saúde física e mental. A aplicação das provas objetivas e discursivas está prevista para 26 de abril.
O exame objetivo, que será aplicado pela manhã, será composto por 180 questões com cinco horas de duração. Já a avaliação dissertativa terá duração de três horas e será realizada no período da tarde. O conteúdo está divido entre assuntos do Conhecimentos Gerais e de Conhecimentos Específicos para o cargo ofertado.

