Estão abertas as inscrições para o curso de Mestrado Profissional em Saúde da Família (ProfSaúde) – Turma 6. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 06 de março de 2026. São 600 vagas distribuídas entre 45 Instituições de Ensino Superior (IES) associadas ao programa. Para Manaus, as oportunidades são oferecidas na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Federal do Amazonas (UFAM), com carga total de 975 horas e duração prevista entre 18 e 24 meses.
Interessados em se inscrever na pós-graduação na UEA, devem enviar a documentação obrigatória por meio do e-mail: [email protected], com o título “INSCRIÇÃO – PROFSAÚDE 2025 -NOME”. Para cursar o mestrado na UFAM, o candidato deve preencher o Formulário Eletrônico: forms.gle/, e enviar a documentação obrigatória, em formato PDF, para o e-mail: [email protected], com o título “INSCRIÇÃO – PROFSAÚDE 2025 – NOME”.
As universidades públicas do Amazonas ofertarão 13 vagas distribuídas em oito para a Universidade Estadual e cinco para a Universidade Federal, destinadas a médicos do Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB). Outras sete vagas, sendo quatro para a UEA e três para a UFAM, são voltadas para o profissional com diploma de graduação reconhecido pelo MEC, em áreas relacionadas diretamente à saúde, com reserva para ações afirmativas.
LEIA TAMBÉM: Fiocruz lança curso sobre saúde mental do trabalhador com 10 mil vagas
O total de vagas ofertadas no certame para médico do PMMB é de 400, que estão divididas em Ampla Concorrência (179) e Ações Afirmativas (221) para Pessoas Negras (121), Indígenas (20), Quilombolas (20), Pessoas com Deficiência (40), e Pessoas Trans (20). Já para multiprofissionais será o total de 200 vagas, separadas entre Ampla Concorrência (87) e Ações Afirmativas (113) para Pessoas Negras (62), Indígenas (10), Quilombolas (10), Pessoas com Deficiência (21), e Pessoas Trans (10).
As áreas relacionadas à saúde, definidas pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) com a Resolução n° 287/1998, são: bacharelado em educação física; enfermagem; farmácia; fisioterapia; fonoaudiologia; nutrição; odontologia; psicologia; saúde coletiva; serviço social; terapia ocupacional; e medicina.
A iniciativa possui foco na formação de profissionais, professores e preceptores para a área de Saúde da Família. Destinado especialmente àqueles profissionais ligados à Atenção Primária à Saúde (APS) no Sistema Único de Saúde (SUS). O processo de seleção será realizado por meio de três etapas, sendo a Prova de Conhecimentos, a Análise do Currículo Lattes, e a Entrevista.


