Estão abertas as inscrições para o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), com 769 vagas, distribuídas entre as Instituições Associadas ao ProfEPT, no território brasileiro. O ingresso nas turmas de 2026 será realizado por meio do Exame Nacional de Acesso (ENA).
A inscrição deve ser feita, até quinta-feira (15/01), exclusivamente por meio do Sistema de Inscrições, disponível em: https://profept.selecao.net.br/informacoes/14, com taxa de R$ 160. No Amazonas, as vagas são ofertadas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM).
O total de vagas é destinado à ampla concorrência e aos servidores do quadro permanente ativo das seguintes instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, Centros Federais de Educação Tecnológica e do Colégio Pedro II.
LEIA TAMBÉM: FUnATI abre matrículas na EJA para idosos em Manaus
Os candidatos inscritos para o ENA realizarão prova objetiva e online, com 20 questões de múltipla escolha sobre Bases Conceituais e Históricas da Educação Profissional e Tecnológica; Metodologias de Pesquisa; e Teorias e Práticas de Ensino e Aprendizagem, conforme disposto no edital.
A prova será aplicada no dia 8 de fevereiro na plataforma específica de exames e concursos, que será disponibilizada para acesso via e-mail informado pelo candidato no ato da inscrição, em no mínimo cinco dias úteis da aplicação da prova, inclusive com simulação para teste. A prova terá início às 14h, conforme o horário de Brasília (DF), e terá duração máxima de duas horas.
O resultado final do processo de seleção será divulgado por meio da página do ProfEPT, disponível em: profept.ifes.edu.br. Situações não previstas podem ser comunicadas pelo e-mail do programa: [email protected], ou diretamente ao IFAM, em: [email protected].


