A paixão pelos Bombeiros transformou o aniversário de Arthur Christopher, de 9 anos, em um momento inesquecível neste sábado (17/01), em Manaus. Diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA) não verbal, nível 2, o menino recebeu a visita surpresa de militares do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) durante a festa realizada no bairro Grande Vitória, zona leste da capital.
LEIA TAMBÉM: Transtorno do espectro autista (TEA) apresenta várias características e comportamentos; entenda
Com o tema da comemoração inspirado na corporação, Arthur teve a oportunidade de conhecer de perto uma viatura Auto Bomba Tanque (ABT), utilizada em ocorrências reais, e ainda andar no caminhão dos Bombeiros, realizando um sonho cultivado desde a primeira infância.
Visita dos Bombeiros de Manaus a menino autista
A visita foi articulada pela mãe, a confeiteira Jéssica Pires, de 26 anos, que destaca a forte ligação do filho com a corporação desde os quatro anos de idade, quando teve contato com uma réplica de viatura em outra festa infantil.
Por ele ser não verbal, muitas vezes é difícil saber o que ele quer ou está sentindo. Mas uma coisa eu sei: ele ama bombeiro, ama o caminhão de bombeiro. Poder proporcionar isso para ele é indescritível”, afirmou a mãe.
O pai, o encarregado de elétrica Alisson Lima, de 29 anos, também ressaltou a importância do momento para a família. “É muito gratificante ver a alegria dele e poder realizar um sonho. A gente sabe o quanto isso é significativo para o Arthur”, disse.

A ação contou com a participação de quatro militares do CBMAM. Integrante da guarnição, o soldado Marco Fonseca destacou o papel social da iniciativa. “Isso vai ao encontro da missão do Corpo de Bombeiros, que é estar próximo da comunidade. Mais do que atender ocorrências, é valorizar a vida e as pessoas”, afirmou.
Ao falar sobre o futuro do filho, Jéssica reforçou que sua prioridade é a evolução e a autonomia de Arthur. “Quero que ele consiga se desenvolver, trabalhar, formar uma família, como qualquer outra pessoa. Meu papel é preparar meu filho para o mundo”, concluiu.
Investimentos no Corpo de Bombeiros
Em 2025, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas ampliou sua presença no interior do estado ao dobrar o número de municípios com bases permanentes, passando de 11 para 22 cidades atendidas. As novas unidades receberam viaturas Auto Tanque Florestal (ATF), com capacidade para 10 mil litros de água, além de equipamentos e reforço no efetivo. Os investimentos fazem parte de ações determinadas pelo governador Wilson Lima, viabilizadas por concurso público e aquisição de novas viaturas e materiais.


