Manaus é uma das capitais atendidas na nova etapa de implementação do Programa Gás do Povo, iniciada nesta segunda-feira (26). Ao todo, mais de 183,1 mil famílias da capital amazonense passam a receber o vale que permite a recarga gratuita do botijão de gás de cozinha em revendedoras credenciadas. A iniciativa é coordenada pelo Governo do Brasil, por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em parceria com o Ministério de Minas e Energia (MME) e a CAIXA.
Nesta fase, o programa chega a famílias de 17 capitais brasileiras que não haviam sido contempladas na primeira etapa, realizada em novembro. Além de Manaus, estão incluídas cidades como Aracaju, Boa Vista, Brasília, Rio de Janeiro e São Luís. A previsão do governo federal é de que, até março, o Gás do Povo esteja em funcionamento em todos os 5.571 municípios do país, atendendo cerca de 15 milhões de famílias, o equivalente a aproximadamente 50 milhões de pessoas.
LEIA TAMBÉM: Venda de fórmulas infantis é suspensa após suspeita de contaminação
O programa substitui o repasse financeiro direto pela recarga do botijão de gás, com o objetivo de garantir o acesso efetivo ao insumo. Atualmente, mais de 10 mil pontos de comercialização de GLP estão credenciados, o que representa cerca de uma em cada seis revendas do país. Segundo o governo, essa estrutura permite que a maioria das famílias tenha uma revendedora a até dois quilômetros de distância de sua residência.
Para ter direito ao benefício, a família deve ser beneficiária do Bolsa Família, possuir ao menos dois integrantes, ter renda per capita de até meio salário-mínimo e manter o Cadastro Único atualizado nos últimos 24 meses, além de CPF regular do Responsável Familiar.
Em Manaus, assim como em outras cidades, os beneficiários podem consultar a elegibilidade e utilizar o vale por meio do aplicativo “Meu Social – Gás do Povo”, além de cartões do Bolsa Família, cartão de débito da CAIXA ou mediante apresentação do CPF nas revendas credenciadas. A CAIXA é responsável pela operacionalização do programa e pela validação dos meios de acesso.

