Manaus e outras 16 capitais brasileiras passam a receber, a partir desta segunda-feira (26), o programa Gás do Povo, que oferece vale para recarga gratuita de botijão de gás de cozinha (GLP) de 13 kg. Nesta etapa, 950 mil novas famílias são incluídas no programa, que já pode ser utilizado em mais de 10 mil revendas credenciadas em todo o país.
O Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) informou que o programa terá cobertura nacional até março, beneficiando cerca de 15 milhões de famílias. O objetivo é garantir o acesso a energia para cozinhar, reduzindo o uso de alternativas como lenha, carvão e querosene, consideradas perigosas e prejudiciais à saúde.
LEIA TAMBÉM: Seis bairros ficarão sem energia neste domingo em Manaus; confira
Para receber o benefício, as famílias devem ser beneficiárias do Bolsa Família, ter ao menos duas pessoas no núcleo familiar, renda per capita de até meio salário-mínimo, Cadastro Único atualizado nos últimos 24 meses e CPF do responsável familiar regular.
O vale do gás pode ser utilizado por meio do aplicativo Meu Social – Gás do Povo, cartão do Bolsa Família, cartão de débito da Caixa ou informando o CPF do responsável familiar nas revendas cadastradas, recebendo o código por SMS. Consultas e informações estão disponíveis nos canais do MDS e da Caixa, incluindo aplicativos, site oficial e telefones de atendimento.
As capitais atendidas nesta fase incluem Manaus, Brasília, Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis, São Luís, Maceió, Macapá, Palmas, Porto Velho, Rio Branco, Aracaju, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, João Pessoa e Vitória.

