Crianças de sete escolas públicas e oito organizações sociais em Manaus foram beneficiadas pelo projeto Leitura para Todos, realizado pelo Manauara Shopping, com a distribuição gratuita de livros infantis. A nova fase da ação teve a Amazônia como temática e distribuiu cerca de três mil exemplares da obra infantil “Na Beira do Rio”, da escritora paraense Patrícia Nogueira.
Uma das instituições beneficiadas foi a Central Única das Favelas (CUFA), localizada no Centro, zona sul da capital amazonense. Mais de 500 crianças de diversos bairros da cidade participaram das atividades.
LEIA TAMBÉM: Feiras de Produtos Regionais retornam a partir desta terça (6)
“É muito importante para a comunidade, para as crianças. Eles podem socializar, brincar com outras crianças e, ao final, ganham um livro para continuar exercitando a imaginação e a criatividade. Estou muito feliz de poder participar”, disse a dona de casa Isabelle Lima, 39 anos, que acompanhou o filho de 8 anos na ação na CUFA.
Em 2025, o Manauara Shopping distribuiu quase seis mil livros em escolas e instituições sociais de Manaus como parte do projeto. “Iniciamos o Leitura para Todos, este ano, em Manaus, e os resultados têm sido fantásticos. Em duas edições, conseguimos alcançar centenas de crianças em parceria com as escolas e as organizações, oferecendo contação de histórias, entretenimento, lazer e educação e gerando um impacto social muito grande para as comunidades”, disse o Gerente de Negócios do Manauara, Tales Nascimento.
O Leitura para Todos é liderado pela ALLOS – a mais inovadora plataforma de experiências, entretenimento, serviços, lifestyle e compras do Brasil – e tem o propósito de democratizar o acesso à literatura e promover transformações sociais por meio da educação. Além do Manauara Shopping, que integra o grupo empresarial, outros 46 shoppings da companhia em todo o país estão fazendo parte da mobilização.
Em Manaus, as ações de distribuição contemplaram oito instituições socioassistenciais, que atendem crianças em situação de vulnerabilidade social e com problemas de saúde, e sete escolas públicas de educação infantil da rede municipal de ensino.
O presidente da CUFA Amazonas, Alexey Ribeiro, elogiou a iniciativa do Manauara e disse que ela representa a oportunidade para muitas crianças terem acesso a livros. Presente no Amazonas há cinco anos, a instituição promove atividades de educação, esporte e empreendedorismo para públicos de várias idades e faz sua primeira parceria com o shopping.
“Essa é uma parceria fundamental. A leitura e o acesso ao livro não são uma realidade para muitas crianças aqui de Manaus e quando a gente consegue abrir essa oportunidade, muita coisa pode se transformar porque as crianças abraçam a proposta com muito carinho e tem a oportunidade de se inserir no mundo da imaginação que só a leitura é capaz de proporcionar”, disse.
Na primeira edição do projeto, realizada entre abril e maio de 2025, o Manauara Shopping entregou mais de 2.800 livros infantis a crianças atendidas por 14 escolas públicas e organizações sociais da capital amazonense.
Campanha do Manauara incentiva leitura entre crianças

Parceiro desde as primeiras edições, o Instituto da Criança participa também da 5ª edição, sendo responsável pelo mapeamento e pela seleção das instituições sociais beneficiadas. Esta edição consolida a iniciativa ao alcançar a marca de 1 milhão de exemplares distribuídos desde 2021.
O título escolhido, “Na Beira do Rio”, da escritora paraense Patrícia Nogueira, conduz os pequenos leitores a uma viagem pela Amazônia, com histórias protagonizadas por animais da floresta, crianças ribeirinhas e indígenas que abordam temas como diversidade, equidade e sustentabilidade.
A obra também inclui um glossário de expressões da região Norte, oferecendo aos leitores um mergulho na riqueza cultural da Amazônia e no valor único dessa região para o equilíbrio do planeta.
“Na beira do Rio é um convite para escutar as muitas vozes que ecoam das margens, das copas e dos silêncios da floresta. Histórias que não apenas encantam, mas provocam escuta e consciência, revelando os modos de ser, viver e resistir dos povos que habitam as Amazônias — ribeirinhas, indígenas, animais, crianças, memórias. Meu desejo é que essas narrativas despertem em cada leitor o desejo de caminhar com mais respeito, justiça e sensibilidade por entre os caminhos da floresta”, afirma a autora paraense Patrícia Nogueira.
“Essa edição reforça o papel da educação como instrumento de transformação social, em sintonia com os compromissos sociais e de sustentabilidade assumidos pela ALLOS”, destaca a diretora de Marketing da companhia, Ana Paula Niemeyer.
Segundo a diretora, alcançar a 5ª edição e a marca de 1 milhão de livros distribuídos pelo projeto Leitura para Todos é motivo de orgulho para a empresa. “Trata-se de um dos maiores projetos privados de incentivo à leitura do país. Com esta nova edição, a ALLOS segue avançando em sua missão de abrir caminhos para um futuro sustentável e diverso, no qual cada criança possa descobrir, nos livros, um universo de possibilidades”, afirma Ana Paula Niemeyer.


