Um homem de 22 anos foi preso em flagrante em Manaus, na sexta-feira (2), após a circulação de vídeos nas redes sociais que indicariam a prática de zoofilia contra uma cadela. A prisão ocorreu no bairro Colônia Santo Antônio, na zona norte da capital amazonense, após a atuação da Secretaria de Estado de Proteção Animal do Amazonas (Sepet-AM).
De acordo com a Sepet, a denúncia indicava a ocorrência de abuso sexual contra uma cadela dentro de uma residência. A partir do recebimento das informações, a equipe técnica iniciou a apuração, reuniu dados e solicitou apoio policial para o cumprimento das diligências necessárias. Com o avanço das investigações, o suspeito foi localizado e preso.
Durante a abordagem, o homem confessou o crime e confirmou ser o autor dos vídeos divulgados nas redes sociais. Ele também informou às autoridades que faz uso de drogas e declarou que, no dia dos fatos, estava sob efeito de substâncias ilícitas no momento em que gravou o material.
LEIA TAMBÉM: CNH Social abre inscrições com prioridade para mulheres, PCDs e mototaxistas no AM
Segundo relatos colhidos durante a investigação, a cadela envolvida era um animal de rua e teria morrido posteriormente em decorrência de complicações de saúde. As circunstâncias da morte serão analisadas no curso do inquérito policial.
Após a prisão, o suspeito foi encaminhado ao 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde foram realizados os procedimentos legais cabíveis. O caso segue sob investigação.
No Amazonas, a legislação estadual prevê multa de R$ 5 mil para crimes de zoofilia, além das sanções penais previstas na legislação federal para maus-tratos contra animais, especialmente em casos que envolvem abuso e morte.


