A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) anuncia a 1ÂȘ ResidĂȘncia Multiprofissional em Atenção Ă oncologia, com ĂȘnfase em onco-hematologia, um marco histĂłrico para a formação em saĂșde especializada e para o fortalecimento da assistĂȘncia hematolĂłgica na regiĂŁo Norte.
O programa serĂĄ desenvolvido no Hemoam e representa um avanço significativo na qualificação de profissionais da saĂșde, com foco na atuação multiprofissional e no cuidado integral ao paciente onco-hematolĂłgico.
O edital de seleção estå previsto para ser lançado até o final de janeiro, e a primeira turma iniciarå as atividades ainda no primeiro semestre deste ano.
âEstamos dando um passo acadĂȘmico importante para a formação de mĂŁo de obra especializada no tratamento de pessoas com cĂąncer no sangue. Atualmente, a regiĂŁo norte Ă© muito carente desses profissionais e nĂłs estamos muito contentes em ajudar a mudar essa realidadeâ, disse Socorro Sampaio, diretora-presidente do Hemoam.
LEIA TAMBĂM: Prazo final para inscrição em projeto do polo de inovação do IFAM, com bolsas de R$ 1,5 mil
A iniciativa Ă© coordenada pela ComissĂŁo de ResidĂȘncia Multiprofissional e ResidĂȘncia em Ărea Profissional da SaĂșde (Coremu) do Hemoam, instituĂda pela Portaria nÂș 0073, de 20 de maio de 2022, e regulamentada por regimento prĂłprio, normas internas e legislaçÔes vigentes.
A Coremu submeteu o Programa de ResidĂȘncia Multiprofissional Ă avaliação do MinistĂ©rio da Educação (MEC) e do MinistĂ©rio da SaĂșde (MS), obtendo aprovação em editais pĂșblicos para credenciamento e concessĂŁo de bolsas.
Para a primeira turma, foram aprovadas 10 bolsas de auxĂlio financeiro, no valor individual de R$ 4.106,09. As vagas serĂŁo distribuĂdas entre as ĂĄreas de Enfermagem (4 vagas) Biomedicina (2 vagas), FarmĂĄcia (2 vagas) e Odontologia (2 vagas), totalizando 10 vagas.
Com a implantação da residĂȘncia, o Hemoam consolida-se como referĂȘncia regional nĂŁo apenas na assistĂȘncia, mas tambĂ©m na formação de recursos humanos altamente capacitados, contribuindo para o desenvolvimento cientĂfico, tĂ©cnico e social da RegiĂŁo Norte.


