A Manaus Previdência (Manausprev) emitiu um alerta a aposentados e pensionistas do município sobre tentativas de golpes e fraudes praticadas por meio de ligações telefônicas feitas em nome da autarquia. Segundo o órgão, criminosos têm se passado por servidores para solicitar dados pessoais e bancários ou exigir pagamentos indevidos.
De acordo com a Manausprev, o recadastramento de beneficiários é realizado exclusivamente pelo sistema “Recad On-Line”, disponível no site oficial da instituição, ou de forma presencial, mediante agendamento prévio na sede da autarquia, localizada na avenida Constantino Nery, no bairro Chapada, zona centro-sul da capital. O agendamento pode ser feito pelo site, pelo call center (92) 3186-8000 ou pelo WhatsApp (92) 98423-0900.
LEIA TAMBÉM: Detran-AM faz alerta sobre novo golpe relacionado a CNH Social
A autarquia reforça que não entra em contato telefônico para solicitar informações pessoais, dados bancários ou valores. As ligações realizadas pela Manausprev têm caráter apenas informativo e se limitam a comunicações sobre novas aposentadorias e pensões, lembretes de recadastramento — sem coleta de dados — e avisos de conclusão de processos de Certidão de Tempo de Contribuição (CTC).
Ainda segundo o órgão, mesmo que o número exibido no identificador de chamadas pareça oficial, a orientação é desconfiar caso haja pedido de informações sensíveis. Criminosos podem clonar ou forjar números para simular contato institucional.

