Diante do aumento expressivo dos transtornos mentais relacionados ao trabalho no Brasil, o Campus Virtual Fiocruz desenvolveu o curso “Saúde Mental do Trabalhador” para qualificar os profissionais e estudantes no enfrentamento de desafios de forma crítica, preventiva e integrada. A capacitação é online e gratuita, com oferta de 10 mil vagas e certificação de conclusão. Interessados em participar devem se inscrever em: cursosqualificacao.campusvirtual.fiocruz.br.
A iniciativa, do Observatório Nacional de Saúde Mental e Trabalho, propõe abordagem abrangente sobre relações entre trabalho, saúde mental e políticas públicas, considera impactos da precarização laboral, das violências institucionais e da organização do trabalho sobre a vida dos trabalhadores.
O objetivo central está na formação de profissionais das áreas da saúde, trabalho e da gestão pública para reconhecer, analisar e intervir nas dinâmicas que afetam a saúde mental no contexto laboral, promovendo ambientes mais saudáveis e práticas institucionais voltadas à prevenção, à vigilância e ao cuidado psicossocial.
LEIA TAMBÉM: Eletricista e mais: Mineração Taboca abre seleção para 14 vagas de emprego no Amazonas
A proposta dialoga diretamente com a realidade vivenciada nos serviços e territórios, buscando fortalecer a atuação das redes de atenção psicossocial (Raps), da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast) e dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).
Estruturado em quatro módulos e com carga total de 20 horas, o curso aborda desde os fundamentos da relação entre saúde mental e trabalho até estratégias práticas de intervenção. Nos conteúdos estão inclusos: introdução à importância da saúde mental nos ambientes laborais; análise de dinâmicas de trabalho, da precarização e da violência institucional; identificação e manejo de transtornos mentais relacionados ao trabalho; e estratégias e políticas de promoção de ambientes de trabalho saudáveis.
Inserido nas áreas temáticas de Saúde do Trabalhador, Saúde Mental, Saúde Coletiva, Vigilância em Saúde, Educação e Trabalho e Políticas Públicas, o curso se apresenta como uma iniciativa relevante para profissionais e gestores comprometidos com a construção de práticas institucionais humanas, protetivas e sustentáveis.


