As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2026 começam na próxima semana, entre os dias 3 e 6 de fevereiro. No Amazonas, serão ofertadas 1.999 vagas, das quais 1.013 estão reservadas para o Fies Social, modalidade voltada a estudantes de baixa renda.
O programa, coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), financia cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior. A inscrição é gratuita e deve ser feita exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Os candidatos já podem consultar as vagas disponíveis no sistema Fies Seleção.
Regulamentado pelo Edital nº 3/2026, o processo seletivo do primeiro semestre oferta, em todo o país, 67.301 vagas em 1.421 instituições de ensino, distribuídas em 19.834 cursos e turnos. Para todo o ano de 2026, o MEC prevê a oferta total de 112.168 vagas, incluindo o segundo semestre.
Podem participar do Fies candidatos que tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, com média mínima de 450 pontos nas provas objetivas e nota diferente de zero na redação. Também é exigida renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa.
LEIA TAMBÉM: IFAM vai pagar R$ 480 para mulheres fazerem cursos de qualificação em Manaus; Saiba como participar
A classificação dos inscritos será feita com base nas notas do Enem, respeitando critérios de prioridade definidos no edital. Têm preferência candidatos que ainda não concluíram o ensino superior e que nunca utilizaram o financiamento estudantil. Cada participante pode escolher até três opções de curso, com possibilidade de alteração até o encerramento do período de inscrições.
O resultado da chamada única será divulgado em 19 de fevereiro. Os pré-selecionados deverão complementar a inscrição entre os dias 20 e 24 do mesmo mês. Quem não for selecionado nesta etapa será incluído automaticamente na lista de espera, que terá convocações entre 26 de fevereiro e 10 de abril.
O edital também prevê a reserva de 50% das vagas para o Fies Social, destinado a estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Nesses casos, é possível solicitar financiamento de até 100% dos encargos educacionais. Pessoas com deficiência devem apresentar laudo médico para comprovação da condição, conforme exigido no processo seletivo.

