A Defensoria Pública da União (DPU) abriu processo seletivo para uma vaga de associado(a) de pesquisa quantitativa, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A oportunidade é para atuação em home office, com inscrições abertas até o dia 21 de janeiro.
O profissional selecionado irá atuar na produção de estudos predominantemente quantitativos, com possibilidade de apoio a análises qualitativas, contribuindo para a elaboração de diagnósticos, leitura de cenários e produção de relatórios estratégicos. O trabalho será desenvolvido sob supervisão da gestão do projeto e em articulação com as equipes da DPU e do PNUD, alinhado às diretrizes da Agenda 2030 da ONU.
Entre os requisitos mÃnimos, é exigido ensino médio completo. Formação superior em áreas como EstatÃstica, Ciências Sociais, PolÃticas Públicas, Economia ou Direito será considerada um diferencial, mas não é obrigatória. Também é necessária experiência profissional mÃnima de seis anos, no caso de candidatos com ensino médio, ou três anos para quem possui ensino superior, com atuação em extração, tratamento e análise de dados em bases nacionais.
LEIA TAMBÉM: Instituto Descarte Correto abre vaga para assistente institucional em Manaus
O edital divulgado pela Defensoria também exige experiência mÃnima de três anos nas áreas de direitos humanos, acesso à justiça ou garantia de direitos de populações em situação de vulnerabilidade, além de conhecimento em linguagens de programação voltadas à análise de dados, como R, Python ou Stata, e domÃnio de ferramentas de visualização e análise, incluindo Power BI, Shiny, QlikView/QlikSense e ArcGIS.
O associado será responsável ainda pela produção de relatórios de pesquisa e textos analÃticos baseados em evidências, com foco em rigor metodológico e consistência técnica.


