Com a proximidade do Carnaval, autoridades de saúde alertam sobre a importância de medidas de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). O aumento de festas, ensaios de escolas de samba e blocos, aliado ao consumo de álcool e outras substâncias, eleva o risco de transmissão dessas doenças.
Em 2025, Manaus registrou 1.528 casos novos de HIV; 3.368 casos de sífilis adquirida em adultos; 2.344 casos de sífilis em gestantes; 361 casos de sífilis congênita; e 513 casos de hepatites virais.
Entre os recursos disponíveis à população estão preservativos internos e externos, gel lubrificante, vacinação contra hepatite B, além dos métodos de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Pós-Exposição (PEP) para prevenção do HIV. Os preservativos podem ser retirados sem identificação e sem limite de quantidade, em dispensadores de fácil acesso.
LEIA TAMBÉM: Fies 2026 abre inscrições para financiamento estudantil a partir de 3 de fevereiro
A PEP deve ser iniciada em até 72 horas após possível exposição ao HIV, enquanto a PrEP é utilizada diariamente antes das relações sexuais como medida preventiva contínua. Além disso, testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C estão disponíveis, com resultado em 30 minutos, permitindo diagnóstico precoce e tratamento oportuno.
As medidas combinadas visam reduzir a transmissão de ISTs durante o Carnaval e ao longo do ano, garantindo mais segurança à população. Informações sobre locais que oferecem os serviços podem ser consultadas no site da Secretaria Municipal de Saúde: www.manaus.am.gov.br/semsa.


