Nathy, que mora na Flórida, nos Estados Unidos, viveu um susto daqueles quando o filho engasgou com um pedaço de carne. Em segundos, o pai da criança, que é policial, precisou agir råpido e foi direto ao ponto.
@segundonoticias Uma mĂŁe, que mora na FlĂłrida, viveu um susto quando o filho engasgou com carne. Em segundos, o pai, que Ă© policial, salvou a criança. AlĂ©m do alĂvio, o vĂdeo alerta para a importĂąncia de conhecer manobras de desengasgo, que podem salvar vidas. CrĂ©ditos: @naconovalos (ig) #susto #engasgo #criança #fy ⏠News serious information news program – gooooodee_jay
De acordo com Nathy, ele fez a manobra com rapidez e sem pĂąnico, conseguindo salvar o filho. AlĂ©m do alĂvio, o vĂdeo alerta para a importĂąncia de conhecer manobras de desengasgo, que podem salvar vidas.
As recomendaçÔes para manejar um engasgo foram atualizadas no mĂȘs de outubro pela Associação Americana do Coração (AHA, na sigla em inglĂȘs). Quando um objeto ou alimento obstrui a espiração, a vĂtima pode ficar agitada, pĂĄlida, com os olhos arregalados, a respiração ruidosa e colocar as mĂŁos em volta do pescoço.
LEIA TAMBĂM: VĂdeo alerta para riscos de asfixias de bebĂȘs na cama dos pais; relembre casos em Manaus
Para crianças e adultos conscientes, a nova diretriz recomenda alternar cinco golpes nas costas seguidos de cinco compressĂ”es abdominais (Manobra de Heimlich), repetindo o ciclo atĂ© que o objeto seja expelido ou a pessoa fique inconsciente. Se a vĂtima perder a consciĂȘncia, posicione-a no chĂŁo com cuidado, acione imediatamente o serviço de emergĂȘncia e inicie a RCP, começando pelas compressĂ”es torĂĄcicas.
Caso o objeto engolido retorne, retire-o apenas se estiver visĂvel e acessĂvel. Nunca insira os dedos Ă s cegas na boca, pois isso pode empurrar o objeto mais profundamente nas vias aĂ©reas.
No caso de bebĂȘs menores de um ano, alterne entre cinco golpes nas costas e cinco compressĂ”es torĂĄcicas (no centro do peito) usando dois dedos, atĂ© que o objeto seja expelido. Se ele perder a consciĂȘncia, acione o serviço de emergĂȘncia e inicie RCP.

