Segundo a SegundoSegundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Especial Publicitário
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Lendo Anvisa determina recolhimento de sal, doce de leite e azeite; veja marcas afetadas
Segundo a SegundoSegundo a Segundo
Aa
Search
  • Cidades
  • Economia
  • Ciência & Tecnologia
  • Colunas & Blogs
    • Plantão do Consumidor
    • Tem golpe na praça
    • Viralizou
  • Cultura
    • Arthur Charles
    • Alexandre Pequeno
  • Esporte
  • Oportunidade
  • Política
  • Polícia
  • Saúde
  • Especial Publicitário
  • Institucional
    • Quem Somos
    • Política de uso
    • Reportar erro
Follow US
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Segundo a Segundo > Blog > Saúde > Anvisa determina recolhimento de sal, doce de leite e azeite; veja marcas afetadas
Saúde

Anvisa determina recolhimento de sal, doce de leite e azeite; veja marcas afetadas

Redação
Atualizado em 2026/01/24 at 9:43 AM
Redação 4 horas atrás
Compartilhe
Fachada da Anvisa. (FOTO: Marcelo Casal/Agência Brasil)
Compartilhe

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento e a suspensão da comercialização de produtos alimentícios de diferentes marcas após a constatação de irregularidades sanitárias e administrativas. A decisão foi publicada na quinta-feira (22) e envolve itens como sal grosso, doce de leite e azeite de oliva, que apresentaram problemas relacionados à composição, origem e rotulagem.

Um dos produtos atingidos pela medida é o Doce de Leite em Pedaços da marca São Benedito, fabricado pela empresa JF Indústria Comércio de Doces e Laticínios Ltda. O item, produzido em 25 de junho de 2025, deverá ser recolhido do mercado. Segundo a Anvisa, o produto não possuía identificação de lote e foi reprovado em análise do teor de ácido sórbico, conforme laudo emitido pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF). A agência proibiu a comercialização, distribuição e consumo do doce.

LEIA TAMBÉM: Novo medicamento para prevenção do HIV-1 foi aprovado pela Anvisa

Também foi suspensa a venda do Azeite de Oliva Extravirgem da marca Terra das Oliveiras. A proibição inclui a fabricação, importação, divulgação e consumo do produto. De acordo com a Anvisa, o azeite possui origem desconhecida e estava sendo anunciado em plataformas de comércio eletrônico. A empresa importadora, JJ – Comercial de Alimentos Ltda., teve o CNPJ extinto em janeiro de 2025 após encerramento voluntário das atividades.

Outra determinação envolve o Sal Marinho Grosso Iodado da marca Marfim, lote 901124, fabricado pela empresa M Gomes Praxedes Ltda. Análise definitiva do Lacen-DF apontou irregularidades no teor de iodo do produto. A Anvisa ressaltou que a adição de iodo ao sal é obrigatória no Brasil, conforme normas sanitárias vigentes.

A agência informou que busca contato com as empresas responsáveis para esclarecimentos.

Leia também

Como creatina saiu da academia e se tornou promessa até para o cérebro

Doenças da Idade Média continuam circulando e fazendo vítimas

Casos de Doença de Chagas mostram importância do manejo correto dos alimentos à base de frutos amazônicos

Abacate pode ajudar no equilíbrio do colesterol, aponta estudo

Fralda para idoso de graça: saiba como obter produto pelo Farmácia Popular no Amazonas

Termos destaque
Redação 24/01/2026 24/01/2026
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Email Print
Por Redação
Follow:
A equipe da Redação do Segundo a Segundo acompanha de perto os principais fatos que impactam o Amazonas. Juntos, contamos histórias, investigamos notícias e informamos com agilidade e responsabilidade.
Artigo anterior Contribuintes de Manaus já podem consultar valores do IPTU 2026
Próximo Artigo Homem é preso após ameaçar mulher com faca no supermercado Atacadão, em Manaus Homem é preso após ameaçar mulher com faca no supermercado Atacadão, em Manaus
© Segundo a Segundo. A informação que você precisa saber
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?
Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continua a usar este site, assumimos que você está satisfeito.