O Amazonas alcançou, entre janeiro e dezembro de 2025, novo recorde de apreensão de entorpecentes. Durante este período, as Forças de Segurança do Governo do Amazonas retiraram das mãos de criminosos um total de 46,6 toneladas de drogas. Esse resultado ultrapassa em três toneladas o montante apreendido em 2024, de 43,2 mil quilos de drogas.
O secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Vinícius Almeida, destacou que o novo recorde demonstra o resultado do trabalho dos policiais do estado no combate à criminalidade. Ele lembrou, ainda, que os investimentos em novas lanchas blindadas, novos armamentos, em mais bases fluviais e em novos policiais realizados pelo Governo do Amazonas foram fundamentais para esse resultado.
“Não podemos deixar de lembrar que todos esses investimentos somados ao treinamento, inteligência e eficiência dos nossos policiais tanto da Polícia Militar quanto da Polícia Civil, foram primordiais para alcançarmos esse resultado. Temos aqui uma polícia muito bem equipada e preparada, e é por isso que estamos superando nossos próprios números e temos certeza que vamos trabalhar para melhorar ainda mais esses índices”, destacou o secretário.
O novo recorde de apreensão de entorpecentes, alcançado ao longo do ano de 2025, registrou a apreensão de 46,6 toneladas de drogas, sendo 37.064 de maconha e 9.524 de cocaína. O quantitativo representa um total de mais de R$ 946 milhões em danos ao crime. O montante supera os 43,2 mil quilos apreendidos em 2024; e é 607% maior que a apreensão registrada em 2019, quando o Estado apreendeu 6,5 toneladas.
LEIA TAMBÉM: Padrasto é preso no AM após mãe descobrir pedidos de nudes da filha de 11 anos
O resultado alcançado pelas Forças de Segurança coloca o Amazonas como o maior em volume de droga apreendida entre todos os estados da região Norte. Uma das apreensões de maiores destaques foi a registrada pelas Polícia Militar, por meio da Companhia de Operações Especiais (COE) em junho. No período foram apreendidas 6,5 toneladas de droga, o maior montante apreendido de uma única vez no estado. Além do entorpecente, foram apreendidos, ainda, armamentos de grosso calibre e uma embarcação com cinco motores de 300 HP.
A partir de 2019, as forças policiais do Amazonas passaram a operar com lanchas blindadas equipadas com equipamentos de ponta. A partir de 2020, os rios ganharam a primeira Base Fluvial Arpão. Atualmente, o estado opera com cinco unidades fluviais, que tem fortalecido o patrulhamento nos rios e abordagens a embarcações e fortalecido o combate ao narcotráfico.
“Tivemos, ainda, o chamamento de novos policiais, a chegada de mais tecnologia, como a do Sistema Paredão, fortalecemos as nossas polícias e os nossos policiais. Sabemos que ainda precisamos avançar ainda mais porque queremos resultados ainda maiores para que a nossa população se sinta cada vez mais tranquila”, frisou Vinícius Almeida.
Os investimentos foram, também, direcionados para a aquisição de armamentos mais pesados como fuzis, metralhadoras mais modernas e mais munições, além de mais de 800 novas viaturas, que estão operando desde junho deste ano em todos os municípios amazonenses.


