O Governador do Amazonas, Wilson Lima, anunciou nesta terça-feira (30) a convocação de 847 candidatos aprovados nos concursos públicos das forças de segurança do estado. A maior parte das vagas será ocupada por profissionais que estavam no cadastro de reserva.
“Nós estamos reforçando o efetivo das nossas forças de segurança para um Amazonas cada vez mais seguro”, disse.
Entre os convocados, a Polícia Militar terá o maior número de chamados, com 600 pessoas, sendo 100 alunos oficiais e 500 alunos soldados. O Corpo de Bombeiros contará com 115 novos integrantes, sendo 15 alunos oficiais e 100 soldados.
A Polícia Civil terá 94 aprovados convocados para diferentes funções, incluindo 15 delegados, 7 peritos, 25 escrivães e 47 investigadores. Além disso, 38 candidatos foram chamados para atuar no setor administrativo da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), divididos entre um técnico de nível superior e 37 assistentes operacionais.
De acordo com o cronograma divulgado pelo governo, todos os convocados devem apresentar a documentação necessária em fevereiro de 2026. O início das atividades varia conforme a categoria: os novos integrantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros devem iniciar o curso de formação em março, enquanto a posse dos aprovados para a Polícia Civil e para o setor administrativo da SSP está prevista ainda em fevereiro.
O anúncio da convocação foi feito pelo governador em suas redes sociais. A medida faz parte do processo de reforço do efetivo das forças de segurança no estado, com o objetivo de preencher vagas abertas e aumentar o número de profissionais em atividade.


