Neste sábado (20/12), o governador Wilson Lima anunciou a realização de um mutirão de cirurgias oftalmológicas em Parintins, que irá disponibilizar 120 procedimentos para correção de catarata, a partir do dia 28 de dezembro. A ação será realizada no Hospital Padre Colombo, no município (a 369 quilômetros de Manaus). A unidade hospitalar é coordenado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), por meio do programa Opera+ Amazonas.
O governador Wilson Lima destacou a importância da cirurgia de catarata e o impacto direto que o procedimento gera na vida dos pacientes, ao possibilitar a recuperação da visão e a retomada da autonomia e da qualidade de vida.
“Essa é uma cirurgia que tem uma relevância muito grande na vida dessas pessoas, porque permite que voltem a enxergar. São 120 cirurgias e aquelas que a gente não conseguir realizar e que houver demandas, iremos voltar ou também pode ir para a capital, pois nós estamos fazendo a consulta, o pré-operatório e a cirurgia”, afirmou o governador Wilson Lima.
O mutirão em Parintins integra o maior ciclo de cirurgias de catarata já realizado pelo Governo do Amazonas, com ações simultâneas na capital e no interior do estado. A iniciativa fortalece a assistência oftalmológica ofertada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e amplia o acesso da população a procedimentos especializados em todo o território amazonense.
LEIA TAMBÉM: Seminf realiza manutenção emergencial após rompimento de cano na avenida Constantino Nery
Com a intensificação do programa Opera+ Amazonas, o Governo do Estado tem avançado na redução das filas e na agilização do atendimento oftalmológico. A estratégia possibilitou zerar a fila de cirurgias de catarata em Manaus e viabilizou a expansão dos mutirões para os municípios do interior, fortalecendo a regionalização dos serviços de saúde.
O programa tem a meta de realizar 12 mil cirurgias de catarata até o final de 2025, somando atendimentos na capital e nos municípios. A iniciativa integra a política de descentralização da saúde e amplia a resolutividade regional, garantindo que os pacientes tenham acesso ao procedimento sem a necessidade de deslocamento para Manaus.
Avanços na saúde em Parintins
O mutirão se soma a uma série de investimentos já realizados pelo Estado na área da saúde em Parintins. No Hospital Jofre Cohen, o Governo do Amazonas garantiu a implantação inédita de 13 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo cinco leitos de UTI Neonatal e oito de UTI Adulto, reforçando o atendimento de média e alta complexidade no município.
A Carreta da Saúde realizou, de 2023 a 2025, mais de 2,5 mil atendimentos especializados em Parintins, contribuindo para ampliar o acesso da população a exames e consultas.
O município também avançou na área de Telessaúde com a implantação de três telessalas do programa Saúde AM Digital, ampliando a agilidade no atendimento e no resultado de exames. Inauguradas em 21 de junho de 2025, duas estruturas funcionam no Centro de Telemedicina, para teleconsulta e telediagnóstico, e uma no Instituto de Autismo de Parintins, permitindo atendimentos especializados à distância e reduzindo a necessidade de deslocamento para a capital.


