Um vídeo gravado neste domingo (28/12) mostra a retirada dos destroços da aeronave que caiu na praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro. O acidente ocorreu por volta das 12h30 de sábado (27/12) e envolveu um monomotor Cessna 170A, de matrícula PT-AGB, que realizava um voo de publicidade puxando uma faixa quando caiu no mar.
Segundo a Prefeitura do Rio, a empresa responsável pelo voo, a Visual Propaganda Aérea, é habilitada para esse tipo de operação, mas não possuía autorização para a campanha publicitária exibida no momento da queda. A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop-RJ) informou que a empresa será multada.
LEIA TAMBÉM: Manaus deve registrar sol e chuvas rápidas durante a virada do ano, aponta previsão
O piloto do avião, único ocupante da aeronave, foi encontrado sem vida cerca de duas horas após o acidente e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).
A ocorrência mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros, órgãos ambientais e autoridades aeronáuticas. A área foi isolada e foram realizadas ações para conter possíveis vazamentos de óleo na faixa de areia, com o objetivo de evitar contaminação do mar.
Em nota, a Força Aérea Brasileira informou que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), por meio do Seripa III, conduz a investigação do caso. O procedimento tem caráter preventivo e não busca atribuir culpa.


