Gestantes a partir da 28ª semana de gestação podem receber, a partir desta segunda-feira (15), a vacina contra o vÃrus sincicial respiratório (VSR), principal causador da bronquiolite em recém-nascidos. O imunizante é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Manaus.
O municÃpio recebeu do Ministério da Saúde um lote inicial de 9 mil doses da vacina. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) disponibilizou o imunizante em 148 unidades de saúde distribuÃdas por todas as zonas da cidade (Confira a lista no final da matéria). Entre elas, oito unidades funcionam em horário ampliado, até as 20h de segunda a sexta-feira e das 8h à s 12h aos sábados. Algumas unidades, como a USF Carmen Nicolau (zona Norte) e a USF Maria Leonor de Freitas (zona Oeste), oferecem atendimento diário, incluindo finais de semana e feriados.
LEIA TAMBÉM: Saiba como funciona a vacina contra a bronquiolite para gestantes
A vacinação é realizada em dose única, devendo ser repetida em gestações futuras. O imunizante pode ser aplicado junto com outras vacinas indicadas para gestantes, como influenza, mRNA contra Covid-19 e dTpa, desde que a gestante não esteja com febre moderada ou alta nas últimas 48 horas.
Para receber a vacina, é necessário apresentar documento de identificação, cartão do SUS e cartão de gestante ou de pré-natal. Na falta desses documentos, exames ou relatórios médicos podem ser usados como comprovação. A lista completa de unidades de saúde com endereços e horários está disponÃvel online.
O VSR é responsável por grande parte das infecções respiratórias graves em crianças menores de 2 anos, incluindo aproximadamente 75% dos casos de bronquiolite e 40% das pneumonias nesta faixa etária, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Pediatria.


