A rede de urgência e emergência da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) registrou 4.495 atendimentos durante o feriado de Natal, em Manaus. Do total, 58% dos casos foram classificados como de baixa ou pouca urgência, situações que poderiam ser resolvidas por meio de atendimento online.
Os dados são do Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão do Sistema Único de Saúde (Cieges) e abrangem 25 unidades da rede estadual que funcionaram em regime ininterrupto. O atendimento incluiu seis prontos-socorros, nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), sete maternidades e o Centro de Saúde Mental do Amazonas (Cesmam).
LEIA TAMBÉM: Instituto Dona Lindu chega a 50 mil atendimentos e 3,5 mil nascimentos em 2025
Entre a zero hora e a meia-noite do dia 25, os prontos-socorros contabilizaram 102 atendimentos relacionados a acidentes de trânsito, sendo 78 envolvendo motocicletas. No mesmo período, as maternidades estaduais registraram 54 nascimentos e foram realizadas 72 cirurgias em especialidades como ortopedia, cirurgia geral, cirurgia vascular e neurocirurgia.
A SES-AM também realizou quatro remoções por meio de UTI aérea, garantindo o transporte de pacientes do interior para unidades de maior complexidade na capital, conforme a necessidade clínica.
A secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, afirmou que o plano operacional adotado para o feriado assegurou o pleno funcionamento da rede de urgência e emergência, com equipes de plantão, abastecimento de medicamentos, revisão dos fluxos assistenciais e centros cirúrgicos em atividade.
Mais da metada dos atendimentos de Urgência e emergência poderia ser online
Segundo a secretaria, mais da metade dos atendimentos registrados na rede de urgência e emergência não exigia deslocamento até prontos-socorros. Para esses casos, a população pode recorrer ao aplicativo Saúde AM Digital, que oferece consultas online com clínicos gerais, 24 horas por dia, com tempo médio de espera de até 20 minutos.
O serviço, lançado pelo Governo do Amazonas, conta com cerca de dez mil médicos disponíveis para atendimento remoto e tem como objetivo reduzir a sobrecarga das unidades de urgência, além de ampliar o acesso da população à assistência em saúde.
Opera+ Amazonas
Durante o feriado, a SES-AM manteve ainda o mutirão Opera+ Amazonas em funcionamento. No Hospital Delphina Rinald Abdel Aziz, foram realizadas 258 cirurgias eletivas em um único dia, incluindo procedimentos de catarata, dermatológicos, cirurgias gerais, ginecológicas e proctológicas, além de atendimentos em outras unidades da rede estadual.


